Cotidiano

Sonda Cassini 'mergulha' nos aneis de Saturno; veja vídeo

Da Redação ·
A nave espacial de Cassini, da NASA, acima do hemisfério norte de Saturno - Foto: NASA / JPL-Caltech
A nave espacial de Cassini, da NASA, acima do hemisfério norte de Saturno - Foto: NASA / JPL-Caltech

O último mergulho da sonda Cassini entre Saturno e seus anéis aconteceu nesta quarta-feira, 26 de abril. O  vídeo acima, em 360°, possibilita viajar no espaço com velocidade hipersônica. O segundo mergulho está previsto uma semana.

continua após publicidade

No final de janeiro, a sonda Cassini enviou para a Terra fotos em alta resolução dos maiores anéis de Saturno, revelando a existência de "hélices" – pequenos turbilhões e ondas que guardam satélites ainda desconhecidos do planeta dos aneis.

Surgimento de anéis
Conforme astrônomos, os anéis de Saturno surgiram em decorrência da destruição do "embrião" de outro planeta nos primeiros dias de existência do Sistema Solar. Como estava muito perto do planeta gigante, o corpo celeste foi puxado pelas forças de afluência e desmembrado em pequenos pedaços.

continua após publicidade

Sonda Cassini 'mergulha' nos aneis de Saturno; veja vídeo fonte: Reprodução

Cassini
Depois de 19 anos no espaço, a Cassini está em sua última missão. A sonda-radar está na órbita de Saturno e iniciou nesta quarta-feira (26) uma série inédita de mergulhos para explorar os anéis do planeta. A expectativa dos astrônomos é de que que o equipamento capte imagenspera-se que ela capte imagens novas entre as luas de Saturno. 

22 órbitas
NASA  detalhou Cassini passou pela última lua de Saturno no sábado (22) e atingiu a gravidade do planeta, para encerrar sua missão após completar 22 órbitas.

Com informações do portal da NASA