Mais lidas
Cotidiano

Asteroide de grandes proporções vai passar próximo à Terra hoje à noite 

.

O asteroide The Rock foi descoberto em maio de 2014 - Foto - Pixabay - imagem ilustrativa
O asteroide The Rock foi descoberto em maio de 2014 - Foto - Pixabay - imagem ilustrativa

Na noite desta quarta-feira, 19 de abril, o asteroide 2014 JO25, com tamanha aproximado de um quilômetro, vai passar relativamente perto à Terra, aproximando-se do nosso planeta à mínima distância alcançada nos últimos 400 anos, detalha o portal do observatório Slooh.

Trata-se do maior asteroide a se aproximar do nosso planeta, desde 2004. Mas, conforme astrônomos,  não há motivo para pânico: o corpo celeste estará a uma distância segura: "A aproximação do asteroide The Rock com a Terra não será perigosa para nosso planeta, pois vai passar a uma distância segura da atmosfera. Tamanho, proximidade e velocidade de movimento do asteroide mais uma vez lembram quais destruições podem levar os 'fragmentos' de lixo espacial que todos os dias passam próximo à Terra",  diz trecho de comunicado do observatório Slooh.

O asteroide The Rock foi descoberto em maio de 2014 pelo telescópio Mount Lemmon no âmbito do projeto Catalina Sky Survey em Tucson, Arizona (EUA). 

Dimensões
Conforme dados dos cientistas da NASA, o asteroide tem entre 600 metros e 1,4 quilômetro de largura e irradia o dobro de luz irradiada pela Lua, não poderá ser visto a olho nu, mas observadores podem conseguir visualizá-lo com ajuda de telescópios caseiros às 22h00 (horário de Brasília). O corpo celeste será perceptível graças a sua superfície brilhante.

Velocidade recorde
Segundo os astrônomos, o asteroide se desloca pelo espaço a uma velocidade recorde — cerca de 33 metros por segundo ou 118 quilômetros por hora.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber