Cotidiano

NASA divulga fotos inéditas do 'disco voador' de Saturno

.

Atlas, satélite de Saturno - Foto - NASA. JET PROPULSION LABORATORY
Atlas, satélite de Saturno - Foto - NASA. JET PROPULSION LABORATORY

Imagens do pequeno satélite de Saturno, Atlas, pela sonda Cassini-Huygens, da NASA, revelam detalhes do que os astrônomos batizaram de 'disco voador' do Planeta dos Aneis.

Cassini estava a cerca de 11.000 quilômetros do satélite quando tirou as fotos. As imagens são as primeiras deste tipo, pois até então nenhuma outra nave conseguiu captar imagens de Atlas de tão próximo. Cientistas afirmam que as novas fotografias devem auxiliar a estudar melhor o corpo celeste.

Atlas tem um diâmetro angular de cerca de 30 km e está em órbita ao seu planeta anfitrião perto da borda externa do anel, o mais externo dos dois anéis mais brilhantes e maiores de Saturno, o que possibilita classificá-lo como um satélite pastor.

Atlas, satélite de Saturno - Foto - NASA. JET PROPULSION LABORATORY

Missão Cassini
A Cassini-Huygens é uma missão conjunta da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) e da Agência Espacial Italiana.A sonda espacial não tem tripulantes e sua finalidade é estudar Saturno e suas luas.

Nave e sonda
A missão é composta por dois aparelhos: a nave Cassini e a sonda Huygens. A missão partiu da Terra em 15 de outubro de 1997 e entrou em órbita de Saturno em 1 de julho de 2004.

As informações são do portal da NASA