Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

NASA anuncia que lua de Saturno pode abrigar vida, veja vídeo

.

Image Background

A mais recente pesquisa da NASA aponta que a lua Encélado de Saturno pode abrigar vida microbiana. Detalhes de novas descobertas sobre mundos oceânicos em nosso sistema solar foram anunciados pela agência aeroespacial ao vivo na quarta-feira (13).

Astrônomos da NASA detectaram hidrogênio de fontes hidrotermais em plumas de gelo da lua de Saturno, Encélado, em condições que, de acordo com os cientistas, poderiam ter levado à ascensão da vida na Terra.

A descoberta faz de Encélado o único lugar além da Terra onde os cientistas encontraram evidências diretas de uma possível fonte de energia para a favorecer a existência de vida, conforme resultados publicados n revista Science.

Encélado é foco de pesquisas por vida extraterrestre desde 2005, quando a sonda Cassini descobriu plumas ricas em água ao sul do satélite. Desde então, muito se especulou sobre a origem da água, supostamente de um mar líquido subterrâneo. As revelações se concentram em torno de descobertas da nave Cassini, da Nasa, e do Telescópio Espacial Hubble.

Chris Glein, associado da Cassini INMS no Southwest Research Institute (SwRI), afirmou durante a entrevista coletiva que eles acreditam que o hidrogênio é produzido por uma reação química entre água quente e rochas.

Os astrônomos destacam que que a lua do Planeta do Aneis tem as fontes necessárias para a vida, mas o que precisa ser estabelecido é se houve tempo o suficiente para evoluí-la.

Mais evidências
Paralelamente, o telescópio Hubble capturou mais evidências de plumas à base de água na lua gelada de Júpiter, Europa. A NASA disse que um material que precede a pluma foi capturado no mesmo local em 2014 e 2016. As plumas também correspondem a uma região relativamente quente na superfície de Europa observada pela espaçonave Galileo.

A próxima missão da NASA na região — prevista para lançamento em 2020 — continuará a busca de vida além da Terra e estudará a Encélado com equipamentos mais sofisticados.

As informações são do The Guardian

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber