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Colégios estaduais dão lição de sustentabilidade

A preocupação com a preservação ambiental, combate ao desperdício, pesquisas de fontes alternativas de energia e a promoção de hábitos alimentares saudáveis estão entre os temas trabalhados nas escolas estaduais, por meio de projetos educacionais voltados

Da Redação

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Escolas estaduais dão lição de sustentabilidade. Foto: Assessoria
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Escolas estaduais dão lição de sustentabilidade. Foto: Assessoria
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.04.2017, 14:57:00 Editado em 10.04.2017, 21:22:19
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A preocupação com a preservação ambiental, combate ao desperdício, pesquisas de fontes alternativas de energia e a promoção de hábitos alimentares saudáveis estão entre os temas trabalhados nas escolas estaduais, por meio de projetos educacionais voltados à sustentabilidade.

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As iniciativas estão previstas na Política Estadual de Educação Ambiental, estabelecida pela lei 17.505/13, que prevê ações pedagógicas que promovam valores socioculturais, experiências e conhecimentos voltados ao exercício da cidadania comprometida com a preservação, conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. 

“Essa política é diferente de outros estados, porque envolve cinco secretarias no processo de implantação e gestão”, diz a técnica pedagógica de educação ambiental do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria da Educação, Eliane do Rocio Vieira. “A Política Estadual engloba todos os princípios das Diretrizes Nacionais para a educação ambiental na orientação da construção de escolas sustentáveis”, explica ela.

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GESTÃO E ESPAÇO
A Política Estadual de Educação Ambiental determina que as escolas organizem o currículo - o que o professor ensina em sala deve ser vivenciado pelo aluno na própria escola). Determina, também, que sejam organizados gestão e espaço físico, o que envolve mudanças estruturais que contribuam para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos estudantes, professores, funcionários e comunidade. 

“São três tópicos fundamentais para a escola ser sustentável”, afirma Eliane.Para colocar os projetos em prática as escolas recebem orientações, durante todo o ano, da equipe técnica da Secretaria da Educação via webconferências, instruções e orientações mensais por meio de escolas interativas que envolvem diversos temas da educação ambiental.

LABORATÓRIO NATURAL
No Colégio Estadual Vale do Saber, em Apucarana (Vale do Ivaí), mais de 300 estudantes do ensino fundamental e médio transformaram a horta escolar em um laboratório a céu aberto. Além de acompanhar a evolução e adaptação das plantas, os estudantes aprendem na prática conceitos vistos em sala de aula como a composição do solo, bacias hidrográficas, espécies de plantas entre outros.“A horta escolar permite relacionar os conteúdos teóricos com a vivência prática e isso facilita o processo de ensino e aprendizagem. 

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Os alunos conseguem relacionar e absolver melhor os conteúdos”, diz a professora de Ciências, Solange Cristina Bertasso.O objetivo da prática é transformar a horta em um espaço pedagógico interdisciplinar. Os professores trabalham conteúdos de Biologia, Química, Matemática, Inglês e Geografia, além do processo de preparação do solo, plantio e colheita. “É um espaço pedagógico que possibilita aos alunos vários aprendizados”, lembrou Solange.

FORMAR CIDADÃOS
Em Chopinzinho (no Sudoeste), a direção do Colégio Estadual Nova Visão transformou a horta e o jardim em ferramentas pedagógicas interativas com atividades práticas diárias para os mais de 500 estudantes do ensino fundamental e médio. Os projetos Horta Escolar e Jardim Cultural proporcionam a interatividade entre os estudantes e a preservação ambiental.No espaço os estudantes aprendem questões de preservação do meio ambiente, respeito ao próximo e a importância do consumo de alimentos saudáveis, por exemplo.“A escola ocupa praticamente um terço da vida do aluno e possui um papel fundamental na formação dos hábitos de vida e da personalidade de nossos educandos. Esses projetos contribuem para a formação de cidadãos transformadores na sociedade em que estão inseridos”, diz a diretora Silvania Fiorentin.

COMPOSTAGEM
Também na região Sudoeste, no município de Marmeleiro, desde 2012 os estudantes do 6° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Telmo Octávio Muller participam do projeto ambiental de compostagem de Resíduos Orgânicos Domiciliares (ROD). Os estudantes aprendem a selecionar os materiais necessários para o processo da compostagem e também os benefícios da técnica para o consumo de alimentos saudáveis.O adubo orgânico é utilizado na horta da escola, que produz alface, repolho, hortaliças, beterraba, vagem, pimentão. Duas vezes por semana é feita a colheita dos alimentos, que são utilizados como complemento da merenda escolar.

COMBATE AO DESPERDÍCIO
Economia, uso consciente da água e a prática sustentável. Esses são os objetivos do projeto “Escola Sustentável” desenvolvido pelo Colégio Estadual Olinda Truffa de Carvalho, em Cascavel (no Oeste) desde 2014.Estudantes e professores desenvolveram um sistema de captação de água da chuva, por meio de uma cisterna e um sistema de calhas, para irrigação da horta da escola e também para limpeza das calçadas e ginásio de esporte.“Iniciativas como essa são fundamentais para promover a conscientização dos alunos, além de servir de incentivo e exemplo à comunidade escolar. Ações simples como não desperdiçar água, cultivar áreas verdes, preferir produtos recicláveis podem fazer a diferença. A mudança de atitudes em relação ao planeta começa em cada um de nós”, lembrou a diretora Sandra Bolzon.

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