Mais lidas
Cotidiano

Cosmólogos localizam restos de planetas mortos na órbita de Marte 

.

Asteroides são compostos principalmente de olivina, o material de que são formados os pequenos planetas - Foto: NASA
Asteroides são compostos principalmente de olivina, o material de que são formados os pequenos planetas - Foto: NASA

Cientistas do Reino Unido constataram a existência, através do telescópio Very Large Telescope, instalado no Chile,  de restos de mini- planetas mortos na órbita de Marte, informa matéria postada no portal phys.org. 

Estes objetos foram atraídos pela força da gravidade do Planeta Vermelho e estão localizados na frente e atrás de Marte, nos pontos Lagrange L4 e L5. Nestes pontos, a gravitação entre o planeta e o Sol é equilibrada. A órbita de Marte parece ter nove asteroides desta natureza. 

Um deles foi batizado de Evrika. Tal corpo celeste foi comparado com dois outros troianos, possibilitando aos cientistas concluir que os asteroides têm uma composição semelhante, o que indica para a possibilidade de uma origem comum. 

Órbitas estáveis
Cosmólogos analisaram a composição dos asteroides troianos. De acordo com pesquisadores britânicos, os asteroides são compostos principalmente de olivina, o material de que são formados os pequenos planetas.  Marte é até agora o único planeta conhecido por ter tais corpos celestes em órbitas estáveis. 

Eureka
O primeiro asteroide troiano de Marte foi descoberto há mais de 25 anos e denominado "Eureka" em referência à famosa exclamação do antigo matemático grego Arquimedes. Cosmólogos acrescentam que a contagem os 9 troianos formam uma estrutura interessante, ainda não vista em outra parte no sistema solar.

As informações são do portal phys.org

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber