MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Emater e Prefeitura trabalham para recuperar a cultura do maracujá

Emater, prefeitura e o conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável de Godoy Moreira, no Vale do Ivaí, promovem, na próxima terça-feira (04), uma reunião técnica para debater com 40 agricultores familiares alternativas que podem levar a retomad

Da Redação

·
Emater e Prefeitura trabalham para recuperar a cultura do maracujá - Foto: Divulgação Emater
Icone Camera Foto por Reprodução
Emater e Prefeitura trabalham para recuperar a cultura do maracujá - Foto: Divulgação Emater
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.03.2017, 22:09:00 Editado em 28.03.2017, 22:08:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Emater, prefeitura e o conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável de Godoy Moreira, no Vale do Ivaí, promovem, na próxima terça-feira (04), uma reunião técnica para debater com 40 agricultores familiares alternativas que podem levar a retomada da cultura do maracujazeiro na região. 

continua após publicidade

O evento tem o apoio do programa Pró Rural, do Governo do Estado.Há quatro anos, a plantação de maracujá era um dos principais negócios da agricultura local. 

A atividade chegou a ser desenvolvida por cerca de 100 famílias de produtores, rendia a colheita anual de 700 mil quilos da fruta, com receita bruta de R$750 milhões. 

continua após publicidade

O abandono do cultivo aconteceu com a chegada de uma virose de difícil controle. Técnicos da prefeitura e da Emater já têm a receita para fazer a cultura do maracujá voltar a ser desenvolvida pelos agricultores familiares do município. Para evitar os danos provocados pela nova doença, os produtores vão produzir as mudas em ambientes protegidos. 

As plantas só serão levadas a campo, onde ficam mais expostas ao ataque da virose, quando atingirem dois metros de altura e quase na época de frutificação. Segundo o extensionista da Emater, Reginaldo Sambugari, no município já existem dois produtores colocando essa técnica em prática com bons resultados. A engenheira agrônoma Beatriz Santos Meira, da secretaria municipal da Agricultura, conta que, no momento, dez agricultores trabalham para voltar à atividade.

"Até o final do próximo mês, eles fazem a semeadura nas estufas. Lá por agosto ou setembro, as mudas estarão prontas para serem transplantadas no campo e a expectativa é de que a colheita comece em dezembro ou janeiro de 2018", explica. 

Serão plantados cerca de três mil pés com produção estimada de 77 mil quilos de maracujá.Beatriz conta que, antes, um maracujazeiro chegava a produzir por três anos seguidos. Agora, com o aparecimento da virose, as plantações terão que ser renovadas a cada ano.Ainda na terça-feira, data que o município comemora o seu aniversário de emancipação política, prefeitura e Emater fazem o lançamento do Plano Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, com vários projetos que devem ser promovidos através de parceria entre as duas Instituições. Entre eles estão a piscicultura, hortifruticultura, agroindústria e leite.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Emater e Prefeitura trabalham para recuperar a cultura do maracujá"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!