Mais lidas
Cotidiano

Teoria matemática aponta qual a idade ideal para se casar 

.

Teoria matemática pode supostamente explicar qual é o melhor momento para decidir se casar Foto: Pixabay/imagem ilustrativa
Teoria matemática pode supostamente explicar qual é o melhor momento para decidir se casar Foto: Pixabay/imagem ilustrativa

Um jornalista e cientista cognitivo publicaram livro no qual detalham porque uma teoria matemática pode supostamente explicar qual é o melhor momento para decidir se casar, inclusive indicando a melhor idade para contrair matrimônio. Conforme o jornalista Brian Christian e o cientista cognitivo Tom Griffiths, coautores de “Algoritmos pelos Quais Viver: a Ciência da Computação das Decisões Humanas”, essa regra poderia proporcionar economia de tempo durante a procura por um cônjuge.

Basicamente a regra dos 37% diz que, quando você precisa fazer uma escolha em uma variedade de opções em um período limitado de tempo – sejam eles candidatos para um emprego, novos apartamentos ou parceiros românticos em potencial -, o melhor momento para tomar uma decisão é quando você analisou 37% dessas opções. Nesse ponto em um processo de seleção, a pessoa terá reunido informações suficientes para tomar uma decisão informada, mas não terá desperdiçado muito tempo olhando para mais opções do que o necessário. Na marca dos 37%, você maximizou sua chance de selecionar o melhor do grupo, conforme explica o livro.

Os autores do livro “Algoritmos pelos Quais Viver: a Ciência da Computação das Decisões Humanas” usaram uma experiência de pensamento para demonstrar essa teoria, desenvolvida por matemáticos na década de 1960, chamada de “O Problema da Secretária”. Vamos dizer que você só pode escolher uma secretária uma vez. Se você rejeitar uma candidata, não pode voltar atrás e contratá-la mais tarde, uma vez que ela pode ter aceitado outro emprego. A questão é: quantas candidatas você analisa até escolher uma?

Se a pessoa vai entrevistar apenas três candidatos, sua melhor aposta é tomar uma decisão com base na força da segunda candidata. Se ela é melhor que a primeira, você contrata ela. Se ela não for, espere. Se você tiver cinco candidatos, espere até o terceiro para começar a julgar.

26 anos 
Então, se a pessoa planeja se casar entre as idades de 18 e 40 anos, a melhor idade para começar a considerar seriamente o seu futuro marido ou esposa é após o seu aniversário de 26 anos (37% no período de 22 anos). Antes disso, você provavelmente perderá parceiros de alta qualidade, mas, depois disso, boas opções podem começar a ficar indisponíveis, diminuindo suas chances de encontrar o parceiro certo para você.

Em julho passado, o sociólogo Nicholas H. Wolfinger, da Universidade de Utah, nos EUA, descobriu que a melhor idade para se casar a fim de evitar o divórcio é entre 28 e 32. Enquanto a faixa dos 28 anos está mais perto de uma regra dos 45%, é também fato que as pessoas decidem se casar depois de um tempo que já conheceram o parceiro ideal. A análise de Wolfinger também revelou que as chances de um casal terminar o relacionamento aumentam 5% a cada ano após a idade de 32 anos.

Caminho certo
Conclusão: se você decidir se comprometer com alguém em torno dos 26 anos, você provavelmente estará no caminho certo. Obviamente, no entanto, a regra dos 37% não é perfeita. Uma vez que é baseada na fria lógica da matemática, assume que as pessoas têm uma compreensão razoável do que querem em um parceiro aos 26 anos, mas isso é algo que pode mudar drasticamente entre os 18 e os 40. 

As informações são do portal businessinsider.com

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber