Cotidiano

Astrônomo prevê que contato com alienígenas deve ocorrer em 10 anos

Da Redação ·
 O astrônomo Seth Shostak afirmou que o SETI recebe sinais a cada 10 segundos - Foto: SETI
O astrônomo Seth Shostak afirmou que o SETI recebe sinais a cada 10 segundos - Foto: SETI

O cientista Seth Shostak, radicado no Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre (SETI) na Califórnia (EUA), estimou que nos próximos 10 anos as pessoas conseguirão decifrar os sinais enviados à Terra por alienígenas.

continua após publicidade

O astrônomo afirmou ao jornal britânico The Guardian, que SETI recebe sinais a cada 10 segundos, embora a maioria deles tenha origem terrestre. 

"Não parece insensato pensar que não estamos sozinhos no Universo. Se todos estes planetas são completamente estéreis, você é levado a pensar: deve haver algo realmente especial e milagroso na Terra — mas geralmente essas pessoas não são cientistas", disse Shostak. 

continua após publicidade

De acordo com o cosmólogo, a humanidade tem sistemas muito bons que permitem estabelecer contato com extraterrestres. Agora os sinais são recebidos a cada dez segundos graças aos sistemas de rádio avançados.  

Aprender
"Encontrar vida além da Terra seria como dar aos Neandertais acesso ao Museu Britânico. Poderíamos aprender muitíssimo com uma sociedade mais evoluída do que a nossa e calibrar a nossa própria existência". 

Mídia
Conforme Shostak, se tal contato for estabelecido, a mídia será a primeira a reagir. "Caso os humanos venham realmente a receber um sinal real de seres alienígenas, isso mudaria a imagem global da humanidade sobre o espaço", completa o astrônomo.

As informações são do The Guardian