Mais lidas

Cientistas da NASA e da Rússia definem objetivos de missão em Vênus

.

Representação artística da nova sonda solar da NASA durante passagem por Vênus - Foto: JHU/APL - NASA

Uma equipe de cientistas da agência aeroespacial norte-americana (NASA) finaliza preparativos para reunião com seus colegas do Instituto de Estudos do Espaço, da Rússia, com objetivo de dar sequência  aos preparativos sobre a missão conjunta a Vênus.

O objetivo principal do encontro será "estabelecer as metas científicas comuns" da exploração de Vênus, o planeta mais próximo da Terra, conforme divulgação da NASA. As discussões tem como principal o recém-elaborado relatório sobre as características técnicas da missão e os desafios que vêm pela frente.

"Embora Vênus seja considerado como o 'planeta irmão' da Terra, há muito que estudar, em particular, se houve oceanos e se abrigou vida. Se entendermos os diversos processos que ocorreram em Vênus e Marte poderemos ampliar os nossos conhecimentos sobre a evolução dos planetas rochosos", disse Jim Green, diretor do departamento de Ciência Planetária da NASA.

Clima em foco
Cientistas da NASA pretendem estudar como se desenvolve o clima de Vênus e quais são as origens do 'efeito estufa' gerado neste planeta, afirmou David Senske, copresidente da equipe científica bilateral e membro do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Para a elaboração do projeto foram analisados informações enviadas por uma sonda que estudou o planeta durante cerca de três anos, com um módulo de descida capaz de resistir à severa atmosfera de Vênus durante algumas horas.

Nave solar
Outro detalhe técnico da missão é o uso de uma nave autônoma solar lançada do módulo de descida que seja capaz de coletar dados a partir da atmosfera de Vênus durante três meses. A previsão dos cientistas é de que o projeto deva ser concluído em 2026.

As informações são do Daily Mail