Cotidiano

NASA encontra sonda perdida no espaço há 8 anos

.

O satélite Chandrayaan-1 fez mais de 3400 órbitas em volta da Lua  - Foto: India Today
O satélite Chandrayaan-1 fez mais de 3400 órbitas em volta da Lua - Foto: India Today

Quase uma década após perder contato, a NASA localizou a primeira nave lunar indiana não tripulada, que desapareceu em 2009. Além da sonda, os cientistas encontraram ainda a nave LRO, com a qual também haviam perdido o contato.

satélite indian Chandrayaan-1 e a LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) foram encontrados usando um radar, anunciou o portal da NASA. Cientistas explicaram que não foi possível utilizar um telescópio para rastreamento em decorrência do brilho da Lua.

"Conseguimos detectar a LRO e a sonda indiana Chandrayaan-1, uma nave em órbita lunar, com um radar", informou a cientista da NASA Marina Brozovic.

Ela detalhou que encontrar a LRO foi "relativamente fácil", por se saber a "órbita precisa" da nave. Já o aparelho indiano representou um desafio, visto que o último contato datava de 2009.

Mais de 3400 órbitas
O satélite Chandrayaan-1 é muito pequeno, como a metade do tamanho de um carro tipo Smart, o que fez com que a sua localização se tornasse ainda mais complicada .. Conforme o India Today, a agência espacial indiana relatou que o "satélite fez mais de 3400 órbitas em volta da Lua e a missão foi dada como concluída quando as comunicações com a nave foram perdidas em 29 de agosto de 2009".

Difíceis de localizar
Cientistas acrescentam que objetos deste tipo são difíceis de localizar em razão das  regiões da Lua com um grande campo gravitacional, que podem mudar de forma drástica a rota de uma nave espacial.

Com informações do portais da CNN e do India Today