Cotidiano

Experiência da NASA confirma ser possível o cultivo de batata em Marte 

.

Cientistas do The International Potato Center e da NASA confirmaram que resultados preliminares em experiência de cultivo de batata em condições similares às de Marte são positivos.

"Se as plantas podem sobreviver nas condições que criamos no nosso CubeSat (tipo de satélite usado para pesquisas especiais), existe alta probabilidade desse tipo de vegetal sobreviverem em Marte. Vamos repetir estes experimentos em breve para apurar que espécies de batata vão se adaptar melhor em Marte", afirmou o biólogo da NASA Juan Valdivia Silva.

A experiência de cultivar batatas em condições parecidas às de Marte começou em 14 de fevereiro de 2016, quando um tubérculo foi plantado em ambiente especialmente construído no CubeSat por engenheiros da Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) em Lima, no Peru.

A NASA confirmou que é possível o cultivo de batata em condições similares às de Marte - Foto: The International Potato Center

O biólogo Juan Valdivia Silva acrescentou que no satélite usado na experiência foram simuladas a atmosfera, a pressão e a composição do solo do Planeta Vermelho

Sem obstáculo
Os testes indicam que as condições em Marte não são obstáculo para este tipo de planta. Com a ajuda de determinada quantidade de água e de elementos nutritivos o vegetal germinou sucessivamente, cresceu e começou a formar tubérculos.  

NASA já planeja repetir os testes em breve para encontrar um tipo de batata mais adequado ainda para ser cultivado fora da Terra.

As informações são do portal do The International Potato Center