MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

NASA faz alteração de urgência para evitar colisão de sonda espacial com satélite de Marte

A NASA divulgou nesta sexta-feira (3) que adotou procedimentos técnicos de urgência para mudar a órbita da Sonda Maven e evitar colisão com Fobos, uma das duas luas (satélites naturais) de Marte.A Maven foi lançada da Terra com destino a Marte em novembro

Da Redação

·
A sonda Maven foi lançada da Terra com destino a Marte em novembro de 2013 Foto: NASA
Icone Camera Foto por Reprodução
A sonda Maven foi lançada da Terra com destino a Marte em novembro de 2013 Foto: NASA
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.03.2017, 12:28:00 Editado em 03.03.2017, 17:03:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A NASA divulgou nesta sexta-feira (3) que adotou procedimentos técnicos de urgência para mudar a órbita da Sonda Maven e evitar colisão com Fobos, uma das duas luas (satélites naturais) de Marte.

continua após publicidade

Maven foi lançada da Terra com destino a Marte em novembro de 2013 para estudo e análise da estrutura e atmosfera do Planeta Vermelho e para desvendar um dos maiores mistérios sobre o quarto planeta do nosso sistema solar – como e quando grande parte da sua camada atmosférica, junto com água de oceanos, evaporou para o espaço. Em setembro de 2014, a sonda chegou a Marte e começaram os estudos, com uma série de "mergulhos" profundos da sonda Maven na atmosfera, captando auroras boreais na camada atmosférica superior.

Em novembro e dezembro de 2015, a sonda se afastou um pouco dos estudos do planeta e realizou um voo a Fobos, voando em torno do satélite natural a 500 km de distância da superfície do satélite natural de Marte. Conforme astrônomos, tudo indica que o satélite 'gostou' da aproximação: navegadores da NASA detectaram que as órbitas dos dois vão se encontrar já na próxima segunda-feira, dia 6 de março. 

continua após publicidade

Diferença mínima
Os dois objetos devem assumir o mesmo lugar no espaço sideral com diferença mínima de sete segundos, o que significa uma alta probabilidade de colisão entre a Maven e Fobos.

Procedimento urgente
Ao detectar o risco, A NASA adotou procedimento urgente e aumentou a velocidade da sonda por vários segundos, até 0,4 metros por segundo. De acordo com os cientistas, a medida vai garantir a passagem pelo ponto "quente" dos dois objetos espaciais: de 7 segundos, a manobra da NASA aumentou para 2,5 minutos, tempo suficiente para evitar uma colisão.

As informações são do portal da NASA

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "NASA faz alteração de urgência para evitar colisão de sonda espacial com satélite de Marte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!