MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Stephen Hawking reitera alerta de que empregos da classe média estão em risco

O coro de vozes na comunidade científica internacional que alerta sobre os perigos do aumento da automação no mercado de trabalho tem um adepto emblemático. É Stephen Hawking, um dos mais renomados cientistas do mundo desde a segunda metade do Século XX.

Da Redação

·
 Automação industrial pode reduzir número de empregos, alerta Stephen Hawking - Foto: portal amanhã.com.br
Icone Camera Foto por Reprodução
Automação industrial pode reduzir número de empregos, alerta Stephen Hawking - Foto: portal amanhã.com.br
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.02.2017, 00:54:00 Editado em 25.02.2017, 00:53:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O coro de vozes na comunidade científica internacional que alerta sobre os perigos do aumento da automação no mercado de trabalho tem um adepto emblemático. É Stephen Hawking, um dos mais renomados cientistas do mundo desde a segunda metade do Século XX. O astrofísico teórico, autor de vários livros bestsellers de ciência popular, reiterou recentemente que a automação da indústria e serviços vai ser prejudicial para a classe média num futuro próximo.

continua após publicidade

Hawking reconheceu que a votação favorável à separação do Reino Unido da União Europeia (vulgarmente conhecida como Brexit) e a eleição do republicano Donald Trump à presidência dos Estados Unidos pode afetar o equilíbrio das relações econômicas e sociais registrado últimos anos, e prevê que a classe média, já fragilizada, será a mais afetada à medida que a automação substitui a maior parte dos empregos. Simultaneamente, os abismos sociais e a distribuição de recursos entre os mais ricos e os mais pobres vai aumentar.

Para Stephen Hawking, é um erro ignorar as escolhas mais populistas dos setores mais afetados da sociedade, e que uma nova forma de garantir recursos à maioria das populações terá que ser proposta. 

continua após publicidade

Estudo da Universidade de Oxford 
Até lá, com o advento da automação e o aprimoramento das inteligências artificiais, o desemprego deverá aumentar, conforme um estudo feito pela Universidade de Oxford e pelo Citibank, em fevereiro de 2016, que aponta para uma perda de 47% dos empregos nos Estados Unidos, 35% no Reino Unido, 77% na China e 69% na Índia.

Com informações do portal motor24.pt

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Stephen Hawking reitera alerta de que empregos da classe média estão em risco"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!