Mais lidas
Cotidiano

400 mil preservativos serão distribuídos no litoral durante o carnaval

.

As equipes vão distribuir camisinhas nas principais festas de Carnaval de rua do Litoral paranaense.(Foto: Divulgação SESA)
As equipes vão distribuir camisinhas nas principais festas de Carnaval de rua do Litoral paranaense.(Foto: Divulgação SESA)

O Governo do Estado do Paraná (PR) vai reforçar ações de prevenção de DST e Aids no litoral durante o feriado de carnaval. Atividades como a distribuição de preservativos e de materiais educativos e a oferta de testes rápidos vão acontecer nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. 

“Nossa intenção é distribuir aproximadamente 400 mil preservativos durante o feriado e alertar a população sobre a importância de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis”, comenta o coordenador do Programa Estadual de Controle das DST, Aids e Hepatites Virais, Francisco dos Santos. 

O coordenador detalha que o apelo sexual das festas, aliado ao consumo de bebidas alcoólicas, podem deixar as pessoas mais vulneráveis às formas comuns de transmissão, como o sexo sem preservativo. Por isso, além do trabalho nas tendas, as equipes vão distribuir camisinhas nas principais festas de Carnaval de rua do Litoral paranaense. 

Durante o dia, profissionais de saúde também vão circular pelas praias para desenvolver ações educativas e conscientizar a população sobre a importância do sexo seguro. “Outro assunto abordado será a importância de fazer os testes e possibilitar um diagnóstico precoce dessas doenças que, na maioria das vezes, são silenciosas”, diz Francisco dos Santos. 

Tamém serão feitos testes de HIV, síflis e hepatites B e C. (Foto: Divulgação SESA)

TESTES – Para acesso aos testes rápidos, as barracas da Secretaria da Saúde funcionarão a partir desta quinta-feira (23) até terça-feira (28), das 8h30 às 17h30. O procedimento é simples e necessita apenas de algumas gotas de sangue retiradas do dedo da pessoa. O resultado sai em cerca de 30 minutos. 

Além da oferta de testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, serão disponibilizados nas tendas exames básicos como aferição de pressão e teste de glicemia. Os profissionais de saúde também estarão à disposição para prestar primeiros socorros às vítimas de acidentes com águas-vivas, tirar dúvidas quanto à rede pública de saúde e apresentar o trabalho da Ouvidoria do SUS.

Saiba onde estão as tendas da saúde no Litoral: 

MATINHOS: Av. Atlântica (próximo à Rua Jacarezinho) 

GUARATUBA: Praça Central (Praça Coronel Alexandre Mafra) 

PONTAL DO PARANÁ: Praça Central de Ipanema (ao lado da igreja) 

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber