Cotidiano

Brasileiros poderão ver 1º eclipse solar do ano neste domingo

Da Redação ·
O eclipse não será total, ele será anular. - Foto: CORBIS
O eclipse não será total, ele será anular. - Foto: CORBIS

O 1º eclipse solar anular do ano vai acontecer neste domingo (26) de carnaval e o fenômeno, raro devido à sua estreita faixa de observação, poderá ser visto em boa parte do Brasil e deve durar pouco mais de uma hora.

continua após publicidade

passagem da lua na frente do sol acontecerá a partir das 10h45 e deve terminar às 12h30. No Brasil, quem está nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terá melhor condições de visualização do evento. Isso também será possível quem estiver no sul da Argentina e do Chile, bem como na região centro-sul da África.

Anular
Conforme astrônomos do Observatório Nacional, o eclipse não será total, e sim anular. Isso acontece porque o disco da lua não estará com tamanho o suficiente para encobrir todo o sol. Por esse detalhe, observaremos uma espécie de “anel de fogo” em volta do nosso satélite natural.

continua após publicidade

A observação somente pode ser feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. Nunca deve-se olhar diretamente para sol nem mesmo com o uso de filme de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica o olho de modo irreversível.

Eclipse total em agosto
Ainda este ano, em 21 de agosto, haverá eclipse total do Sol. Esse fenômeno, porém, será visto no Brasil como parcial, somente na região nordeste, próximo do horário do por do Sol. Em 14 de dezembro de 2020, haverá um eclipse parcial do Sol que terá também visibilidade em grande área do Brasil.

Como fazer uma observação segura?
Nunca se deve olhar diretamente para o Sol, em hipótese alguma.
Também não se deve usar filme de raio-x ou óculos escuros ou qualquer outro material caseiro.
Qualquer exposição acima de 15 segundos danifica o olho para sempre.
Somente com filtros solares especiais para o uso de astronomia podemos olhar para o sol, ou com técnica de projeção.

continua após publicidade


Com informações do Observatório Nacional e da NASA