MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cientistas indianos planejam iniciar extração de Hélio-3 na Lua em 2030 

A Índia planeja extrair o Hélio-3 da Lua para usar o mineral como alternativa para recurso elétrico,  relatou para a agência IANS o professor Sivathanu Pillai, da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO). O pesquisador afirmou que a exploração da

Da Redação

·
Quantidade de hélio-3 da Lua tem capacidade para abastecer o planeta Terra com a energia por cinco mil anos - Foto: flickr.com/ Ryan Oksenhorn
Icone Camera Foto por Reprodução
Quantidade de hélio-3 da Lua tem capacidade para abastecer o planeta Terra com a energia por cinco mil anos - Foto: flickr.com/ Ryan Oksenhorn
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.02.2017, 11:56:00 Editado em 19.02.2017, 16:07:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Índia planeja extrair o Hélio-3 da Lua para usar o mineral como alternativa para recurso elétrico,  relatou para a agência IANS o professor Sivathanu Pillai, da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO). O pesquisador afirmou que a exploração da superfície lunar, rica em hélio-3, é um foco prioritário para a ISRO.

continua após publicidade

"Até 2030, o processo [de usar o hélio-3 como fonte de eletricidade] será possível", afirmou Pillai. O pesquisador indiano disse ainda que diversos países estudam a possibilidade de extrair o hélio-3 na Lua, mas ele explica que o 'mineral é suficiente para todos'. 

Conforme Vladislav Shevchenko, cientista do Instituto Astronômico de Moscou, a quantidade de hélio-3 da Lua tem capacidade para abastecer o planeta Terra com a energia por cinco mil anos. Hoje, o isótopo de hélio-3 é extraído na Terra em quantidades reduzidas – dezenas de gramas por ano.

continua após publicidade

500 MIL TONELADAS
Cientistas estimam que na Lua haja cerca de 500 mil toneladas do minério. Durante a fusão nuclear, quando uma tonelada de hélio-3 reage com 0,67 toneladas de deutério, a energia produzida é equivalente à combustão de 15 milhões de toneladas de petróleo.

Com informações das agências de notícias IANSSputinik

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cientistas indianos planejam iniciar extração de Hélio-3 na Lua em 2030 "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!