Mais lidas
Cotidiano

Iceberg do tamanho de Manhattan se separa da Antártida

.

Imagens de satélite mostram um iceberg rompendo à frente do Pine Island Glacier - Imagem: NASA Earth Observatory
Imagens de satélite mostram um iceberg rompendo à frente do Pine Island Glacier - Imagem: NASA Earth Observatory

O aumento das temperaturas nas águas em torno da Antártica provocaram a separação de um bloco de gelo do tamanho de Manhattan, conforme constatação de cientistas da NASA.

As imagens tiradas por satélite em janeiro mostram a separação de um bloco gigantesco do Glaciar de Pine Island do continente. Algumas áreas da superfície gelada da Antártida apresentam diversas fendas, conforme publicação do portal climatecentral.org, apontando que a separação pode continuar ou até mesmo se ampliar.

"Esta quebra de gelo poderia ser decorrentes de uma anterior, que foi registrada em julho de 2015", disse o glaciólogo Ian Howat da Universidade Estatal de Ohio à NASA. Porém, vale ressaltar que o bloco de gelo que se separou do continente na época era maior, ou seja, cerca de 600 metros quadrados (quase a metade do Rio de Janeiro).

"Tal separação 'veloz' parece atípico para este glaciar", detalha Howat. Porém, a situação "condiz com uma imagem mais ampla das fendas basais no centro da plataforma do gelo erodida pelas águas mornas do oceano, o que faz a plataforma se quebrar de dentro para fora", explicou. A superfície do gelo atingiu um nível pequeno de 2,3 milhões de km², de acordo com o Centro de Informações Nacional de Neve e Gelo americano.

'Recuando e emagrecendo'
O glaciar Pine Island está "recuando e emagrecendo", diz Simon Gascoin, especialista do Centro Nacional de Estudos Científicos francês. Ao longo dos últimos 27 anos, as águas debaixo do Glaciar esquentaram 17 graus, comunica a Central Climática. "Os recentes processos de separação e quebra podem ser provas autênticas de uma rápida desintegração da plataforma de gelo em curso, em maior parte pelo aquecimento do oceano", completou.

As informações são do portal climatecentral.org

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber