MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Iceberg do tamanho de Manhattan se separa da Antártida

O aumento das temperaturas nas águas em torno da Antártica provocaram a separação de um bloco de gelo do tamanho de Manhattan, conforme constatação de cientistas da NASA.As imagens tiradas por satélite em janeiro mostram a separação de um bloco gigantesco

Da Redação

·
Imagens de satélite mostram um iceberg rompendo à frente do Pine Island Glacier - Imagem: NASA Earth Observatory
Icone Camera Foto por Reprodução
Imagens de satélite mostram um iceberg rompendo à frente do Pine Island Glacier - Imagem: NASA Earth Observatory
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.02.2017, 09:03:00 Editado em 18.02.2017, 20:57:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O aumento das temperaturas nas águas em torno da Antártica provocaram a separação de um bloco de gelo do tamanho de Manhattan, conforme constatação de cientistas da NASA.

continua após publicidade

As imagens tiradas por satélite em janeiro mostram a separação de um bloco gigantesco do Glaciar de Pine Island do continente. Algumas áreas da superfície gelada da Antártida apresentam diversas fendas, conforme publicação do portal climatecentral.org, apontando que a separação pode continuar ou até mesmo se ampliar.

"Esta quebra de gelo poderia ser decorrentes de uma anterior, que foi registrada em julho de 2015", disse o glaciólogo Ian Howat da Universidade Estatal de Ohio à NASA. Porém, vale ressaltar que o bloco de gelo que se separou do continente na época era maior, ou seja, cerca de 600 metros quadrados (quase a metade do Rio de Janeiro).

continua após publicidade

"Tal separação 'veloz' parece atípico para este glaciar", detalha Howat. Porém, a situação "condiz com uma imagem mais ampla das fendas basais no centro da plataforma do gelo erodida pelas águas mornas do oceano, o que faz a plataforma se quebrar de dentro para fora", explicou. A superfície do gelo atingiu um nível pequeno de 2,3 milhões de km², de acordo com o Centro de Informações Nacional de Neve e Gelo americano.

'Recuando e emagrecendo'
O glaciar Pine Island está "recuando e emagrecendo", diz Simon Gascoin, especialista do Centro Nacional de Estudos Científicos francês. Ao longo dos últimos 27 anos, as águas debaixo do Glaciar esquentaram 17 graus, comunica a Central Climática. "Os recentes processos de separação e quebra podem ser provas autênticas de uma rápida desintegração da plataforma de gelo em curso, em maior parte pelo aquecimento do oceano", completou.

As informações são do portal climatecentral.org

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Iceberg do tamanho de Manhattan se separa da Antártida"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!