Cotidiano

NASA vai procurar vida extraterrestre em satélite de Júpiter 

Da Redação ·
Conforme astrofísicos da NASA, a lua de Júpiter, Europa, pode ser um lugar com possibilidade de encontrar vida alienígena em nosso sistema solar - Getty Images
Conforme astrofísicos da NASA, a lua de Júpiter, Europa, pode ser um lugar com possibilidade de encontrar vida alienígena em nosso sistema solar - Getty Images

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) confirmou a execução de um projeto para realizar missão no satélite de Júpiter, Europa, em busca de vida alienígena.

continua após publicidade

"A missão pode ser iniciada até 2024. Os cientistas definiram três objetivos: a descoberta de provas de vida passada ou presente sob ou sobre a superfície do Europa; a possibilidade de o satélite ser habitado, independentemente da pesquisa realizada pela nave da missão que visa detectar sinais de vida passada ou presente; a determinação de características de superfície para futuras missões", detalha relatório de uma equipe de astrofísicos da NASA.

"O satélite Europa pode guardar a chave que decifraria um dos objetivos mais antigos da NASA — determinar se estamos sozinhos ou não no Universo", destaca o relatório. A participação de astronautas na missão não foi confirmada.

continua após publicidade

Um desenho conceitual da NASA em que um veículo espacial retangular com logotipo da agência e bandeira dos EUA analisa a superfície do Europa foi divulgado pela agência aeroespacial dos EUA. 

NASA vai procurar vida extraterrestre em satélite de Júpiter  fonte: Reprodução

Ferramentas de pesquisa
projeto prevê que o aparelho seja equipado com ferramentas de pesquisa para a determinação de substâncias orgânicas e inorgânicas, em particular, microscópio, espectrômetro, câmaras e aparelhos sísmicos. O envio do dispositivo contará com auxílio do foguete-transportador Space Launch Sistem.

Com informações do portal da Nasa e do The Sun