Mais lidas
Cotidiano

Asteroide passa 'raspando' na atmosfera da Terra nesta segunda-feira

.

A distância entre o nosso planeta e o corpo celeste foi de apenas de 65 mil quilômetros - Imagem: Reprodução/NASA
A distância entre o nosso planeta e o corpo celeste foi de apenas de 65 mil quilômetros - Imagem: Reprodução/NASA

Astrônomos do observatório Catalina Sky Survey descobriram surpreendentemente um pequeno asteroide, o 2017 BH30, que passou nesta segunda-feira (30) muito próximo da Terra. A distância entre o nosso planeta e o corpo celeste foi de apenas de 65 mil quilômetros, o que representa seis vezes menos do que a distância entre a Terra e a Lua, equivalendo sensivelmente à altitude em que voam certos satélites. A informação foi divulgada pelo Centro de Pequenos Planetas da União Astronômica Internacional.

Tamanho estimado Os pesquisadores estimam que o tamanho do asteroide possa ser entre 3 e 10 metros em diâmetro. "O asteroide aproximou-se da Terra às 08h00 do horário de Moscou [03h00 de Brasília] e provavelmente os astrônomos amadores podem ter tirado fotos dele — a sua magnitude (brilho) foi cerca de 14. 

Queimado na atmosfera
Este corpo celeste é visivelmente menor do que meteorito de Chelyabinsk, na Rússia e provavelmente ficaria completamente queimado na atmosfera caso tivesse caído na Terra, sem provocar danos, detalhou Phil Plait, renomado astrônomo do Centro de Pequenos Planetas da União Astronômica Internacional.

As informações são da Agência de Notícias Sputinik

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber