Cotidiano

NASA apresenta modelo mais moderno de nave espacial ; assista vídeo

.

A empresa norte-americana Sierra Nevada (CSN) entregou à NASA o primeiro modelo da nave espacial Dream Chaser, considerada a mais  revolucionária já concebida pelo homem,  divulgou o portal Defense Aerospace.

A agência vai realizar ensaios em grande escala da nova nave, que pode ser tripulada ou não, após os quais o aparelho será usado para entrega de mercadorias e alimentos na Estação Espacial Internacional (EEI).

Hoje, o transporte de alimentos, equipamentos e tripulações até a EEI é realizado por meio de naves espaciais de carga e tripuladas via veículos de lançamento. Esta forma de transporte exige muita preparação e é relativamente demorada. Além disso, o custo é alto: de US $ 2.500 a 5.000 por kg. A meta é que a nova nave de transbordo permita que a tripulação e as cargas cheguem ao EEI muito mais rapidamente e de forma mais barata.

Conforme o acordo atual entre a NASA e a CSN, a nova máquina irá realizar seu primeiro voo espacial em 2019. Está previsto que até 2024 o Dream Chaser faça seis voos.

A empresa norte-americana Sierra Nevada (CSN) entregou à NASA o primeiro modelo da nave espacial Dream Chaser, considerada a mais moderna e revolucionária já concebida pelo homem - Foto: NASA

Testes
A nova nave espacial será testada no Centro de Pesquisa de Voo Armstrong na Base Aérea de Edwards na Califórnia.

O transportador orbital está equipado com asas dobráveis, permitindo-lhe entrar em órbita nos foguetes Atlas V e Delta IV. O peso máximo de carga do Dream Chaser é de 11,3 toneladas. A nave tem um comprimento de 9 metros e envergadura de 7 metros.

Com informações do portal Defense Aerospace