A NASA vai enviar em 2023 uma missão não tripulada ao asteroide Psyche, um astro que, caso estivesse no mercado, poderia ser avaliado em 10 mil milhões de trilhões de dólares (este número é escrito com um 10 seguido de 24 zeros). Isto porque o asteroide P

O Psyche tem cerca de 210 quilômetros de diâmetro e localiza-se na cintura de asteroides do sistema solar - Ilustração: NASA
Publicado em 27.01.2017, 16:33:00 Editado em 27.01.2017, 16:46:34

NASA vai enviar em 2023 uma missão não tripulada ao asteroide Psyche, um astro que, caso estivesse no mercado, poderia ser avaliado em 10 mil milhões de trilhões de dólares (este número é escrito com um 10 seguido de 24 zeros). Isto porque o asteroide Psyche é quase todo feito de metal. Na sua composição pode encontrar-se ferro, níquel e até ouro, platina e cobalto.

Psyche tem cerca de 210 quilômetros de diâmetro e localiza-se na cintura de asteroides do sistema solar. Os cientistas acreditam que o Psyche possa ser o núcleo de um planeta que se fragmentou ao longo de mil milhões de anos em decorrência de colisões de corpos celestes.

"Esta é uma oportunidade de explorar um novo tipo de mundo - não de rochas ou gelo, mas sim de metal", disse Lindy Elkins-Tantona principal cientista da equipe técnica da missão Psyche.  Elkins-Tanton garante, no entanto, que o objetivo da missão não é econômico, até porque A NASA não tem a tecnologia para trazer o asteroide para mais perto da Terra, detalhou a pesquisadores em entrevista ao jornal Global News.

"Mesmo que conseguíssemos agarrar um pedaço de metal e trazê-lo para cá...o que faríamos com ele? Íamos escondê-lo e controlar os recursos do planeta - como os diamantes são controlados pelas empresas - para proteger os mercados?", indagou Elkins-Tanton. "E se o trouxéssemos e decidíssemos resolver os problemas dos recursos de metais da humanidade para sempre? Isso seria especulação", acrescenta.

Riqueza da Terra
Além disso, a cientista da NASA ressalta que a riqueza total do planeta Terra foi avaliada em cerca de 73 milhares de bilhões de dólares em 2015, segundo o Huffignton Post. Isto significa que nem todo o dinheiro do mundo poderia pagar pelo Psyche.

Partida em 2023
A missão não tripulada, que também tem o nome de Psyche, deverá partir da Terra em 2023 e chegar ao astro em 2030. "É este o objetivo das missões - ir a locais onde nunca fomos de forma corajosa para realizarmos descobertas científicas inovadoras", destacou Thomas Zurbuchen, co-administrador das missões científicas da NASA em Washington.

Com informações do globalnews e do portal da NASA