MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Grupo de cientistas revela ter criado nova forma de vida

Um grupo de cientistas dos EUA, França e China criou uma nova forma de vida capaz de sobreviver, ao contrário de tentativas anteriores. Antes desse acontecimento antológico, os microrganismos apresentavam problemas de reprodução e exigiam condições especi

Da Redação

·
Organismos criados com DNA sintético abrem caminho para formas de vida inteiramente novas - Imagem ilustrativa - Pixabay
Icone Camera Foto por Reprodução
Organismos criados com DNA sintético abrem caminho para formas de vida inteiramente novas - Imagem ilustrativa - Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.01.2017, 20:29:00 Editado em 25.01.2017, 20:47:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um grupo de cientistas dos EUA, França e China criou uma nova forma de vida capaz de sobreviver, ao contrário de tentativas anteriores. Antes desse acontecimento antológico, os microrganismos apresentavam problemas de reprodução e exigiam condições especiais para crescer, no final eliminando todas as modificações realizadas pelos geneticistas. Mas em um trabalho recente, os pesquisadores conseguiram ultrapassar todos os obstáculos anteriores e criar um ser que é totalmente diferente de toda a vida natural na Terra.

continua após publicidade

Até recentemente o ácido desoxirribonucleico (DNA) de todos os organismos vivos do nosso planeta era composto por nucleotídeos de quatro tipos, contendo adenina (angel), timina (call), guanina (gift) ou citosina (С).

Os cromossomas são compostos por sucessões de dezenas e centenas de milhões de nucleotídeos. Os genes dentro de cromossomas são longas sucessões de nucleotídeos, nos quais estão cifradas as sucessões aminoácidos de proteínas. A combinação de três nucleotídeos sucessivos corresponde a um dos 20 aminoácidos existentes.

continua após publicidade

Assim, a vida é composta pelo código genético de três letras (ATG, CGC etc.) baseado no alfabeto de quatro letras (A, C, T, G).

Durante o seu trabalho, os cientistas do Instituto de Pesquisa Scripps decidiram mudar o código genético da bactéria escherichia coli, acrescentando duas "letras". Acontece que o DNA de seres vivos é composto por duas cadeias que se unem uma à outra segundo os princípios de complementaridade. Os cientistas escolheram para a pesquisa a ligação dNaM e d5SICS.

Um par destes nucleotídeos sintéticos foi introduzida em um plasmídeo-molécula circular de DNA de duas cadeias, capaz de se reproduzir separadamente do restante genoma da bactéria. Nestes tipos de e.coli os cientistas introduziram plasmídeos pINF e pCDF-1b. Mesmo assim, os cientistas se deparam com uma série de problemas.

continua após publicidade

Em primeiro lugar, as proteínas Phaeodactylum tricornutum exerciam uma influência tóxica na célula E.coli, problema que acabou por ser ultrapassado. Outro problema foi o fato de os nucleotídeos sintéticos se manterem durante longo tempo nos plasmídeos e não serem substituídos aquando da cópia do DNA. Para compreender se o nucleotídeo sintético tinha sido retirado da combinação, os cientistas usaram a tecnologia CRISPR/Cas9.

Desta forma, os geneticistas conseguiram criar um organismo com alterações fundamentais do seu DNA, tendo este sido capaz de as manter por um prazo ilimitado, ou seja, foi criada uma nova forma de vida.

Moléculas adicionadas
Floyd Romesberg e sua equipe no Scripps Research Institute na Califórnia expandiram o código genético de quatro letras para seis, adicionando duas novas moléculas que chamam X e Y e adicioná-los à composição genética dos bugs. Os micróbios são modificados para absorver o novo material genético que os cientistas fazem separadamente e depois alimentam as células.

continua após publicidade

Ciência ser explicada
Romesberg disse ainda que é importante para a ciência ser explicada para ajudar a "eliminar o medo do desconhecido", acrescentando: "os benefícios devem ser ponderados contra os custos potenciais, e neste caso os benefícios incluem novas e melhores possibilidades científicas".

Com informações do The Guardian

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Grupo de cientistas revela ter criado nova forma de vida "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!