MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cientistas medem velocidade do bote e mordida da cobra cascavel

Biólogos conseguiram medir pela primeira a velocidade com a qual cobra cascavel, temida víbora venenosa, levanta a cabeça e morde a vítima. A serpente  acelera até 100 quilômetros por hora em apenas 79 milissegundos.  O resultado do estudo dos biólogos fo

Da Redação

·
Serpentes se movimentam rapidíssimo - Foto: TNONLINE
Icone Camera Foto por Reprodução
Serpentes se movimentam rapidíssimo - Foto: TNONLINE
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2017, 13:54:00 Editado em 10.02.2017, 14:25:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Biólogos conseguiram medir pela primeira a velocidade com a qual cobra cascavel, temida víbora venenosa, levanta a cabeça e morde a vítima. A serpente  acelera até 100 quilômetros por hora em apenas 79 milissegundos.  O resultado do estudo dos biólogos foi publicado recentemente  pela revista Scientific Reports.  Um vídeo postado no canal  da Universidade da California Riversid mostra como é rápido o bote da víbora (ver acima).

continua após publicidade

Para realizar a pesquisa mais aprofundada sobre como são os ataques da víboras o pesquisador Timothy Higham, da Universidade da Califórnia, e sua equipe foram ao deserto de Mohave, sudoeste dos EUA, habitado por grande quantidade de cascavéis. 

Ao colocar  imagens-armadilhas, os cientistas as conectaram a um computador e acompanharam a caça de serpentes. Nas filmagens foram usadas câmeras de  alta precisão infravermelha capazes de receber 500 imagens por segundo em 3D.  

continua após publicidade

Ultra rápidas
Os pesquisadores constataram que tais serpentes se movimentam rapidíssimo. Uma serpente  abocanha um roedor 60 a 70 milissegundos após ele aparecer no raio do alcance. Durante a manobra, a cabeça da serpente alcança de 12 a 16 cm a 3,5 m/s  de velocidade e a uma aceleração de 170 a 506 m/s.

As informações são do Scientific Reports

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cientistas medem velocidade do bote e mordida da cobra cascavel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!