MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Maior telescópio do mundo procura vida alienígena perto de Alpha Centauri

O Observatório Europeu do Sul (OES) se associou ao projeto científico Breakthrough Initiative, do milionário Yury Milner e do astrofísico Stephen Kawking, e conta agora com o maior telescópio óptico VLT para busca e análise de planetas e vida extraterrest

Da Redação

·
Projeto para localizar alienígenas tem disponível os dois radiotelescópios mais potentes do mundo Foto: Adrenaline
Icone Camera Foto por Reprodução
Projeto para localizar alienígenas tem disponível os dois radiotelescópios mais potentes do mundo Foto: Adrenaline
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.01.2017, 22:44:00 Editado em 12.01.2017, 22:45:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Observatório Europeu do Sul (OES) se associou ao projeto científico Breakthrough Initiative, do milionário Yury Milner e do astrofísico Stephen Kawking, e conta agora com o maior telescópio óptico VLT para busca e análise de planetas e vida extraterrestre próximo ao sistema estelar Alpha Centauri, segundo comunicado divulgado pela assessoria de imprensa do observatório.

continua após publicidade

A inciativa ganhou mais adeptos depois que astrônomos do OES descobriram um planeta potencialmente habitável perto da estrela mais próxima da Terra, Proxima Centauri, que tem semelhanças com o nosso planeta.  Depois dessa descoberta, o programa científico Breakthrough Listen, iniciado há dois anos, intensificou a procura de vida extraterrestre

O projeto tem disponível os dois radiotelescópios mais potentes do mundo - o FAST na China e seu "irmão menor" Aresibo em Puerto Rico.  Em 9 de janeiro, Tim de Zeuv, diretor geral do Consórcio Astronômico Europeu, firmou acordo com o programa Breakthrough Initiatives. O acordo assegura a participação no projeto do maior telescópio óptico VLT do mundo – capaz de registrar radiação infravermelha e luz visível

continua após publicidade
Maior telescópio do mundo procura vida alienígena perto de Alpha Centauri
Foto por Reprodução

Modernização de espectrômetro
De acordo com Zeuv, a organização de Yury Milner concordou em financiar a modernização do espectrômetro VISIR, o que possibilitará o aumento de sensibilidade na faixa infravermelha e mais facilidade para a detecção de planetas nas proximidades da Alpha Centauri.

Maior telescópio do mundo procura vida alienígena perto de Alpha Centauri
Foto por Reprodução
continua após publicidade

Excesso de luminosidade
Cientistas afirmam no entanto, que localizar planetas perto de Proxima Centauri é uma tarefa ainda impossível devido ao excesso de luminosidade irradiada pela estrela. 

Como era previsto, o resultado obtido após a modernização do espectrômetro facilitará a criação do aparelho METIS, que será usado no telescópio E-ELT em construção. E-ELT é o sucessor do telescópio VLT e vai ser utilizado intensivamente na busca e coleta de imagens de planetas similares à Terra.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Maior telescópio do mundo procura vida alienígena perto de Alpha Centauri"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!