Mais lidas
Cotidiano

Paraná tem mais de 100 unidades de saúde com certificação de qualidade

.

Paraná tem mais de 100 unidades de saúde com certificação de qualidade. Foto: Assessoria
Paraná tem mais de 100 unidades de saúde com certificação de qualidade. Foto: Assessoria

O Governo do Estado fechou o ano de 2016 com 122 unidades de saúde contempladas com o selo de qualidade da atenção primária. O título é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população. A expectativa é que outras dezenas de unidades paranaenses recebam a certificação nos próximos dois meses. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a concessão dos selos faz parte de um programa inédito do Estado, criado para fortalecer a atenção primária. 

“É uma maneira de valorizar os profissionais que se empenham diariamente na melhoria das condições de assistência à população. O objetivo é mostrar que é possível oferecer um atendimento digno e resolutivo em todos os municípios”, destacou. Implantado em 2014, o projeto de Tutoria da Secretaria de Estado da Saúde já beneficia 524 unidades de saúde, em 308 municípios. Todo o trabalho é orientado e acompanhado por profissionais das regionais de saúde. A ideia é aprimorar a gestão da qualidade dos serviços prestados através de mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados. Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, o projeto propõe mudanças na rotina de trabalho das unidades. 

“A prioridade é garantir a qualidade e a segurança da assistência ao paciente. Por isso, orientamos as equipes municipais a adotarem protocolos e ações específicas neste sentido”. A tutoria é a segunda etapa da vertente de educação permanente do programa ApSUS, de qualificação da Atenção Primária à Saúde. Na primeira fase, o Estado promoveu nove oficinas temáticas sobre diretrizes importantes da política pública de saúde. Os eventos atingiram mais de 38 mil profissionais de todas as regiões do Paraná. A chefe do Departamento de Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Monique Costa, explica que a tutoria tem o papel de consolidar os conteúdos repassados nas oficinas do APSUS. 

“Queremos que esses novos conceitos sejam aplicados na prática. Isso tudo faz com que a equipe se envolva no processo e trabalhe mais motivada em prol do atendimento à população”, afirmou. 

Categorias
Os selos de qualidade do APSUS foram divididos em três categorias: bronze, prata e ouro. Para recebê-los, é preciso que a unidade atinja desempenho satisfatório em uma rígida avaliação da Secretaria da Saúde. Cada categoria diz respeito a um nível de qualidade diferente. Ao longo de todo o mês de dezembro, foram realizadas solenidades de entrega de selos em 16 regiões. 

Veja a lista dos municípios contemplados: 

2ª Regional de Saúde – Metropolitana: 25 Unidades de Saúde Selo Bronze: Pinhais (10), São José dos Pinhais (3), Araucária (2), Colombo (3), Mandirituba (2), Quatro Barras (2), Tijucas do Sul (2) e Lapa (1). 
3ª Regional de Saúde – Ponta Grossa: 08 Unidades de Saúde Selo Bronze: Castro (2), Sengés (1) e Palmeira (5). 
4ª Regional de Saúde – Irati: 1 Unidade de Saúde Selo Bronze: Guamiranga (1) 
5ª Regional de Saúde - Guarapuava: 5 Unidades de Saúde Selo Bronze: Guarapuava (4) e Pitanga (1). 
6ª Regional de Saúde – União da Vitória: 7 Unidades de Saúde Selo Bronze: Bituruna (3), Paula Freitas (2) e União da Vitória (2). 
7ª Regional de Saúde – Pato Branco: 1 Unidade de Saúde Selo Bronze: Clevelândia (1). 
9ª Regional de Saúde – Foz do Iguaçu: 10 Unidades de Saúde Selo Bronze: Itaipulândia (2), Missal (1), Serranópolis (2), Matelândia (5). 
11ª Regional de Saúde – Campo Mourão: 6 Unidades de Saúde Selo Bronze: Altamira do Paraná (1), Fênix (1), Quarto Centenário (1), Quinta do Sol (1) e Terra Boa (2). 13ª Regional de Saúde – Cianorte: 2 Unidades de Saúde Selo Bronze: São Tomé (1) e Tuneiras do Paraná (1). 
14ª Regional de Saúde - Paranavaí: 8 Unidades de Saúde Selo Bronze: Paranavaí (3), Jardim Olinda (1), Mirador (1), Paranapoema (1), São Carlos do Ivaí (1) e São Pedro do Paraná (1).
15ª Regional de Saúde - Maringá: 9 Unidades de Saúde Selo Prata: Maringá (3), Astorga (1) e Munhoz de Mello (1). Selo Bronze: Atalaia (1), Floresta (1), Marialva (1) e Santa Fé (1). 
16ª Regional de Saúde - Apucarana: 2 Unidades de Saúde Selo Bronze: Kaloré (1) e Novo Itacolomi (1). 
17ª Regional de Saúde - Londrina: 12 Unidades de Saúde Selo Bronze: Cafeara (1), Cambé (3), Guaraci (1), Ibiporã (3), Lupionópolis (1), Prado Ferreira (1), Rolândia (1) e Tamarana (1).
19ª Regional de Saúde – Jacarezinho: 6 Unidades de Saúde Selo Bronze: Santo Antônio da Platina (1), Wenceslau Braz (1), Cambará (1), Figueira (1) e Joaquim Távora (2). 
20ª Regional de Saúde - Toledo: 8 Unidades de Saúde Selo Bronze: Assis Chateaubriand (3), Palotina (2), Mercedes (1), Nova Santa Rosa (1) e Toledo (1). 
22ª Regional de Saúde - Ivaiporã: 6 Unidades de Saúde Selo Bronze: Lidianópolis (1), Arapuã (1), Ivaiporã (2), Cruzmaltina (1) e Novas Tebas (1).

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber