MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Nosso corpo acaba de "ganhar" um novo órgão; descubra qual é

O mesentério, que até agora era considerado uma série de estruturas fragmentadas, ganha status de órgão. A informação foi atualizada no mais célebre livro de anatomia médica - Anatomia de Gray - e publicada na The Lancet, conceituada revista de medicina:

Da Redação

·
imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Reprodução
imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.01.2017, 09:18:00 Editado em 05.01.2017, 18:01:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O mesentério, que até agora era considerado uma série de estruturas fragmentadas, ganha status de órgão. A informação foi atualizada no mais célebre livro de anatomia médica - Anatomia de Gray - e publicada na The Lancet, conceituada revista de medicina: o mesentério é o "novo" órgão do corpo humano. Entre aspas porque o mesentério não foi só agora descoberto. Na realidade, esta membrana que faz parte do sistema digestivo e liga os intestinos ao abdômen era há muito estudada e conhecida, mas como uma série de estruturas fragmentadas e separadas, em forma de leque.

continua após publicidade

O que muda é que o mesentério passou agora a ser considerado um único órgão contínuo, graças ao trabalho de J. Calvin Coffey, um investigador da universidade do hospital de Limerick, na Irlanda.

O cientista espera que esta reclassificação do mesentério - que até agora, e em termos médicos, era considerado uma "membrana intra-abdominal formada pelo peritoneu e pelas suas pregas" possa ser a chave para o tratamento de doenças abdominais e digestivas, com menos cirurgias invasivas e menos complicações na recuperação dos doentes.

continua após publicidade

Uma das primeiras descrições do mesentério foi feita pelo italiano Leonardo da Vinci e ignorada durante séculos como um "anexo insignificante" do trabalho do artista, que se debruçou longamente sobre a anatomia do corpo humano. Foi só em 2012 que Coffey e a sua equipe conseguiram demonstrar, através de detalhados exames microscópicos, que se tratava afinal de um órgão só. Ao longo dos últimos quatro anos, foram reunindo informações que permitiu reclassificar o mesentério tornando-o, oficialmente, um "novo" órgão do corpo humano.

Com informações de dn.pt

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Nosso corpo acaba de "ganhar" um novo órgão; descubra qual é"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!