O IBM Watson, que a empresa define como uma plataforma de computação cognitiva, substituiu 34 funcionários de um escritório de seguros no Japão, de acordo com o jornal local The Mainichi. O robô funciona com um software de análise de dados com inteligência artificial, que ajuda os gestores a tomarem decisões, entre outras centenas de funções. Essencialmente, ele “pensa” como um ser humano e consegue interpretar textos, áudio, imagens e vídeos, mesmo que os mesmos não estejam estruturados.
O Watson vai começar a funcionar este mês na Fukoku Mutual Life Insurance Company lendo documentos médicos e determinando pagamentos com base em ferimentos, históricos e procedimentos médicos.
O investimento inicial da operação é de 1,7 milhões de dólares com uma manutenção anual calculada em 128 mil dólares. A empresa espera poupar 1,1 milhões de euros por ano com a utilização do IBM Watson.
A Fukoku Mutual Life Insurance Company também utiliza a inteligência artificial para analisar ligações para seu call center, identificando a linguagem dos clientes entre positiva e negativa.
O Watson ficou conhecido em 2011, ao vencer humanos em um programa de perguntas e respostas na TV, o Jeopardy. Essa tecnologia da IBM aprende conforme analisa informações e ajuda empresas a reduzir custos e melhorar o atendimento aos clientes.
(Com informações de jornaleconomico.sapo.pt)
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