Cotidiano

Saiba os significados dos ingredientes tradicionais das ceias de Réveillon

Da Redação ·
Tradição é de mesa farta na noite de Réveillon - Foto: SALVE FLORIPA !
Tradição é de mesa farta na noite de Réveillon - Foto: SALVE FLORIPA !

Os pratos servidos na noite de Réveillon mudam com o passar dos anos, mas alguns ingredientes tradicionais sempre estão presentes nas mesas das comemorações da passagem de ano. Um número significativo de pessoas acredita que determinados alimentos propiciam prosperidade na chegada do novo ano. Confira uma lista com alguns talismãs que não podem faltar na sua noite do próximo dia 31.

continua após publicidade

Romã
Muitas simpatias usando as sementes da fruta são feitas na virada do ano para atrair dinheiro, sete sementes de romã guardadas na carteira ou na bolsa são suficientes para garantir um ano farto.

Lentilha
O grão é considerado um verdadeiro clássico da ceia de Réveillon para quem deseja fartura nos próximos 12 meses. A associação vem de um trecho bíblico. "Ao abdicar de seus direitos de primogênito por um prato de lentilha, Esaú, filho de Isaac e irmão de Jacó, se tornou um homem rico. Por isso, não custa nada colocar uma colherada de lentilha no prato só para garantir.

continua após publicidade

Salmão
O peixe nada contra a corrente e se tornou um símbolo de força e resistência. O salmão ainda ganhou um sinônimo de fertilidade, pois sai das águas salgadas em direção aos rios doces com o intuito de procriar.

Porco
Ao contrário da noite de Natal, as aves devem ser evitadas na passagem de ano. Muitos acreditam que por elas ciscarem para trás, evocam o passado e trazem má sorte se consumidas na noite de réveillon. O suíno é um animal que fuça para frente e, por isso, não pode faltar no cardápio de quem busca prosperidade no ano que está chegando. Em algumas culturas, a gordura animal também é associada e fartura e riqueza.

Espumante
Ao espocar a garrafa, a rolha precisa ser lançada o mais longe possível para aumentar a sorte. E se você a encontrar, guarde-a para garantir mais prosperidade. A bebida deve ser apreciada em três goles, cada um acompanhado de um pedido diferente.

continua após publicidade

Uva
As simpatias com a fruta variam a quantidade, mas todas dizem que as sementes das uvas devem ser guardadas até o próximo réveillon, para garantir fartura.

Cereja
Além de deixar a mesa da ceia muito mais bonita, a cor vermelha da cereja aparece na noite como representante do amor.