MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Rússia adota precauções para apagão geral de conexão da Internet 

O governo russo confirmou nesta semana que está se preparando para um possível corte geral de conexão da Internet. Medidas urgentes estão sendo adotadas para assegurar o funcionamento normal da rede russa, em qualquer situação.O anúncio foi feito pelo con

Da Redação

·
O governo russo confirmou que está se preparando para um possível corte geral de conexão da Internet - Foto: Alexandr Kryazhev / RIA Novosti
Icone Camera Foto por Reprodução
O governo russo confirmou que está se preparando para um possível corte geral de conexão da Internet - Foto: Alexandr Kryazhev / RIA Novosti
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.12.2016, 17:53:00 Editado em 29.12.2016, 18:15:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

governo russo confirmou nesta semana que está se preparando para um possível corte geral de conexão da Internet. Medidas urgentes estão sendo adotadas para assegurar o funcionamento normal da rede russa, em qualquer situação.

continua após publicidade

O anúncio foi feito pelo conselheiro do presidente russo para espaço cibernético, Herman Klimenko, em entrevista ao canal RT. Na opinião dele, a Rússia precisa aprovar uma nova lei que visa defender a infraestrutura da Internet de eventual ataque de hackers proveniente de outros países. 

O documento prevê que a infraestrutura ligada ao funcionamento correto do espaço cibernético nacional deve ser instalada na Rússia.  A medida objetiva prevenir possíveis ataques contra entidades russas, como aconteceu com o Banco Central russo.

continua após publicidade

"Hackers podem se infiltrar em bases de dados de bancos privados e efetuar roubo. É muito ruim, mas caso eles penetrem nos sistemas do Banco Central, o problema será ainda maior", avalia Klimenko.  

De acordo com o conselheiro, anteriormente, vários sócios ocidentais desconectaram a Crimeia dos serviços da Google e Microsoft. Como consequência, os proprietários dos domínios na Crimeia perderam em um instante tudo o que criaram. 

Klimenko adverte que a Rússia tem que estar preparada para um cenário no qual seja desconectada da rede global. O conselheiro acha importante que o país se proteja de ameaças desse tipo para assegurar o segmento russo da Internet e garantir o "funcionamento dos e-mails, telefones e redes sociais".  

continua após publicidade

Ele acrescenta que as infraestruturas cruciais, inclusive a "cópia" dos domínios russos, devem ser instaladas na Rússia para que não sejam sujeitas a ataques e cortes. 

70% do software de entidades governamentais provêm do exterior
Segundo dados do Ministério das Telecomunicações russo, 70% do software de entidades governamentais provêm do exterior, sendo apenas 30% russo.  Atualmente, o mercado russo compra 60% do software nacional e 40% do exterior, finaliza Klimenko.

As informações são da agência de notícias Sputinik 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Rússia adota precauções para apagão geral de conexão da Internet "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!