Cotidiano

Município no Litoral do PR registra sensação térmica de 55ºC

Da Redação ·
Tempo fica aberto em toda região.  - Foto: Arquivo
Tempo fica aberto em toda região. - Foto: Arquivo

Antonina, cidade do litoral do Paraná, voltou a registrar sensação térmica de calor intenso nesta quarta-feira (28) à tarde. Ontem a sensação térmica no município foi de quase 55ºC, conforme climatologistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

continua após publicidade

Em fevereiro deste ano, o município teve sensação térmica de 58ºC. A sensação térmica é calculada a partir de uma fórmula matemática que leva em conta, por exemplo, a temperatura e a umidade do ar.

A temperatura em Antonina chegou a 42ºC – recorde para o mês de dezembro, desde o início de operação da estação meteorológica em 1999.  Nsta quarta-feira (28), o calor continua intenso em tofo o Paraná. A alta temperatura aliada ao alto índice de umidade cria um ambiente favorável para a chuva durante a tarde. 

continua após publicidade

Riscos de temporais
De acordo com o Simepar, há risco de temporais nas cidades mais próximas a Santa Catarina. Em Paranaguá, também no litoral do Estado, já ocorreram vendaval, quedas de árvores e bloqueios de vias públicas, com ventos de 99,3 km/h, entre as 18h e 19 horas de terça-feira (27).

Típico do verão
Segundo o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, a tempestade registrada em Paranaguá foi uma típica “chuva de verão”, que se formou na Serra do Mar e que avançou rapidamente às praias. 

“Nós tínhamos um indicativo de que poderia ocorrer um evento como este no Paraná, mas fica difícil estabelecer com antecedência que seria no Litoral. As condições mesmo indicavam que poderia ser mais ao Sul do estado. É um fenômeno difícil de prever com exatidão”, afirmou Braun.

Município no Litoral do PR registra sensação térmica de 55ºC fonte: Reprodução