MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Enxame de marimbondos na área central de Jandaia do Sul exige ação dos Bombeiros

Com o calor dos últimos dias, o número de solicitações feitas ao Corpo de Bombeiros para retirada de enxames de insetos agressivos tem aumentado significativamente, conforme informação do setor de comunicação social da corporação. Nesta terça-feira (27),

Da Redação

·
Ferroada de marimbondo, a exemplo de abelhas, pode ser fatal para os seres humanos - Foto: Conexão Planeta/Imagem Ilustrativa
Icone Camera Foto por Reprodução
Ferroada de marimbondo, a exemplo de abelhas, pode ser fatal para os seres humanos - Foto: Conexão Planeta/Imagem Ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.12.2016, 14:24:00 Editado em 27.12.2016, 17:46:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com o calor dos últimos dias, o número de solicitações feitas ao Corpo de Bombeiros para retirada de enxames de insetos agressivos tem aumentado significativamente, conforme informação do setor de comunicação social da corporação. Nesta terça-feira (27), uma equipe dos Bombeiros Comunitários/Defesa Civil de Jandaia do Sul (região norte do Paraná) foi chamada para comparecer na Avenida Anunciato Soni, em frente à empresa de bebidas Jamel, para remover um enxame de marimbondos que estava colocando em risco a integridade física de quem passava pelo local e deixando as pessoas apreensivas. 

continua após publicidade

Os insetos foram retirados, ensacados (e não queimados) e em seguida devolvidos ao habitat natural, conforme estabelece a legislação ambiental. A ferroada de marimbondo, a exemplo de abelhas, pode ser fatal para os seres humanos e animais domésticos, dependendo do grau do ataque.

Segundo os Bombeiros, o calor e a florada influenciam no surgimento de enxames itinerantes e aumento do número de insetos nas colmeias. O calor também deixa as abelhas, vespas ou marimbondos mais agitados e agressivos e isso potencializa riscos. 

continua após publicidade

Casal atacado e morte
Um homem de 50 anos morreu e a esposa dele ficou gravemente ferida na tarde desta segunda-feira (26), em uma estrada rural de Paiçandu (a 15 quilômetros de Maringá, norte do Paraná) após o casal de agricultores ser atacado por um enxame de abelhas quando ambos trabalhavam. O Corpo de Bombeiros recomenda algumas precauções para evitar ocorrências dessa natureza.

Confira dicas de segurança

#Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colmeias
#Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos
#Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colmeias.
#Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados
#Ensine as crianças a se precaver e não matar as abelhas, vespas ou marimbondos
#Se for atacado, proteja o pescoço e o rosto das picadas, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta.
#Se a ferroada ocorrer na cabeça e/ou pescoço, procure imediatamente auxílio médico
#Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois para quem é sensível à peçonha, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático
#Caso seja alérgico a picadas, pergunte ao seu médico o que fazer
#Caso alguém seja picado, é importante que faça a remoção imediata dos ferrões, pois eles continuam liberando peçonha gradativamente. 
#A sua retirada interrompe esse processo Após a picada, a abelha perde seu ferrão e a bolsa de peçonha e morre. 
#Contudo, o mesmo não se aplica às vespas e marimbondos. Após picar eles estão prontos para atacar novamente 
#Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar uma empresa de apicultura especializada para a remoção do foco. 
#Nos casos mais críticos, acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Com informações do Corpo de Bombeiros

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Enxame de marimbondos na área central de Jandaia do Sul exige ação dos Bombeiros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!