Cotidiano

NASA mira atividade comercial no espaço e intensifica divulgação de projetos em redes sociais

Da Redação ·
A NASA criou um departamento específico de mídia social para publicar atualizações ao vivo de ações realizadas na ISS e outra ações - Foto: .colunatech.com.br/Reprodução
A NASA criou um departamento específico de mídia social para publicar atualizações ao vivo de ações realizadas na ISS e outra ações - Foto: .colunatech.com.br/Reprodução

A agência aeroespacial norte-americana (NASA) confirmou nesta segunda-feira (26) que vai abrir uma linha de crédito de até US $ 1 milhão à empresa Made In Space,  radicada no Vale do Silício, para desenvolvimento de um projeto que visa produzir uma fibra óptica de alta qualidade a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). E divulgação do desenvolvimento de projetos para a conquista do espaço sideral vai ser intensificada nas redes sociais.

continua após publicidade

Fibra em microgravidade
O protótipo do dispositivo que a Made In Space projetou para produzir fibra óptica em microgravidade deve ficar pronto em meados de 2017, conforme matéria do Florida Today. Representantes da Space Florida consideram que a iniciativa poderá ajudar a abrir mais oportunidades para a atividade espacial comercial. 

A Made In Space, cujos co-fundadores são graduados da Universidade da Flórida, já é conhecida como a primeira empresa a imprimir itens 3-D na estação espacial. 

continua após publicidade

Redes sociais
Uma outra inciativa da agência deve ganhar fôlego em 2017. Com a finalidade de levar informações sobre o desenvolvimento de projetos aeroespaciais a um número cada vez maior de pessoas, a NASA criou um departamento específico de mídia social para publicar atualizações ao vivo de ações realizadas na ISS, além de dados coletados pela sonda Curiosity rover, que está em Marte, e outros satélites em órbita da Terra.

agência começou a usar as mídias sociais em 2008, mas agora quer 'catalisar' a expansão de informações desta forma. Veronica McGregor, chefe de comunicação do Laboratório de Propulsão a Jato da agência norte-americana, disse que naquela época teve a idéia de usar o Twitter como uma plataforma para gerar interesse público no “Phoenix Lander”, que então atingiria Marte. “De imediato decidi que eu tweetaria como o Phoenix Lander na primeira pessoa”, relembrou Veronica.

Desde então, tem aumentado acentuadamente o nível de interesse do público leigo sobre as realizações e desenvolvimentos de projetos da NASA cotidianamente. "Todos os dias as pessoas acordam e conferem as atualizações de mídia social da NASA na Terra e no espaço, informou a Engadget.

continua após publicidade

500 contas em várias plataformas
John Yembrick, gerente de mídia social da agência, informou que atualmente a NASA tem uma equipe de especialistas em mídia social que lidam com 500 contas em várias plataformas, incluindo Facebook, Tumblr e, é claro, o Twitter.

123,7 milhões de seguidores
De acordo com ele, as plataformas de mídia social da NASA juntas têm 123,7 milhões de seguidores regulares que recebem atualizações constantes na forma de imagens e vídeos.

Com informações do Florida Today e do Coluna Tech