MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Territórios da Sibéria e América do Norte; Japão e Rússia irão se agrupar, prevê geólogo

A plataforma siberiana (cráton), que abrange a maioria do território da Sibéria, na Rússia, irá se agrupar à plataforma da América do Norte no futuro, e, daqui a 30 milhões de anos, as ilhas do Japão vão se juntar com o território da Rússia, reiterou à ag

Da Redação

·
Plataformacráton, que abrange a maioria do território da Sibéria, irá se agrupar à plataforma da América do Norte - Foto: Sputnik/ Alexandr Lyskin
Icone Camera Foto por Reprodução
Plataformacráton, que abrange a maioria do território da Sibéria, irá se agrupar à plataforma da América do Norte - Foto: Sputnik/ Alexandr Lyskin
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.12.2016, 15:57:00 Editado em 26.12.2016, 23:09:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A plataforma siberiana (cráton), que abrange a maioria do território da Sibéria, na Rússia, irá se agrupar à plataforma da América do Norte no futuro, e, daqui a 30 milhões de anos, as ilhas do Japão vão se juntar com o território da Rússia, reiterou à agência de notícias Sputinik nesta segunda-feira (26) o diretor do Instituto de Estudos da Crosta Terrestre de Irkutsk, Dmitry Gladkochub. 

continua após publicidade

"Os resultados, modelos e elaborações, obtidos por nós, permitem-nos prever o deslocamento dos continentes em um futuro geológico distante. A previsão para os próximos 250 milhões de anos já foi feita. A plataforma siberiana irá se deslocar novamente para junto da região norte da América, ou seja, completará mais uma vez o ciclo supercontinental, formando-se, assim, um novo supercontinente", detalhou Dmitry Gladkochub, durante conferência acadêmica da Academia de Ciências da Rússia, realizada na Sibéria.  

Gladkochub acrescentou que, há mais de um bilhão de anos, a Sibéria e a América do Norte eram um enorme continente, cuja área ultrapassava 25 milhões de quilômetros quadrados. O supercontinente em questão, conforme o geólogo, era o núcleo do planeta, pois, ao seu redor, estavam todos os outros supercontinentes formados do período pré-cambriano. 

continua após publicidade

Separação há 600 milhões de anos
Segundo Gladkochub, há cerca de 600 milhões de anos, a plataforma siberiana se separou da América do Norte, causando a "abertura" do oceano paleo-asiático, quando começaram os processos geológicos que resultaram no deslocamento dos atuais continentes da Terra.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Territórios da Sibéria e América do Norte; Japão e Rússia irão se agrupar, prevê geólogo "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!