MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Diagnóstico antecipado de Alzheimer pode ser obtido com teste de cheiro

A capacidade de identificar odores pode indicar o Alzheimer anos antes de sintomas mais sérios - e o diagnóstico precoce faz toda a diferença.A capacidade de sentir cheiros pode ser um importante indicativo para diagnosticar o Alzheimer antes mesmo que os

Da Redação

·
A capacidade de identificar odores pode indicar o Alzheimer anos antes de sintomas mais sérios - Fotoi: iStock | carlottofoio
Icone Camera Foto por Reprodução
A capacidade de identificar odores pode indicar o Alzheimer anos antes de sintomas mais sérios - Fotoi: iStock | carlottofoio
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.12.2016, 17:16:00 Editado em 22.12.2016, 17:24:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A capacidade de identificar odores pode indicar o Alzheimer anos antes de sintomas mais sérios - e o diagnóstico precoce faz toda a diferença.

continua após publicidade

A capacidade de sentir cheiros pode ser um importante indicativo para diagnosticar o Alzheimer antes mesmo que os sintomas mais graves apareçam. Um novo estudo da Universidade da Pensilvânia aponta ser possível chegar a diagnósticos bem mais precisos do Alzheimer testando o olfato do paciente.

A pesquisa se baseou na hipótese de que, anos antes dos sintomas da demência aparecerem, há uma queda brusca na capacidade de identificar cheiros. Essa percepção veio da própria experiência dos médicos que acompanham pacientes com Alzheimer: com frequência, eles reclamam que a comida está perdendo o sabor. Com a capacidade de cheirar prejudicada, o gosto também perde a intensidade.

continua após publicidade

Nariz como chave
Desta forma, o nariz seria uma possível chave para melhorar o diagnóstico precoce das pessoas com alto risco de Alzheimer. Os medicamentos que estão sendo testados para a doença também parecem funcionar melhor nos pacientes em estágio inicial. Isso evidencia que descobrir o Alzheimer mais cedo pode ser fundamental para prevenir a progressão do declínio cognitivo.

Informações são de matéria da jornalista Ana Carolina Leonardi, da Superinteressante

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Diagnóstico antecipado de Alzheimer pode ser obtido com teste de cheiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!