Cotidiano

Homem mais gordo do mundo começa tratamento para recuperar a saúde

Da Redação ·
Juan Pedro Franco no Hospital de Gastric Bypass em Guadalajara, no México - Foto: Héctor Guerrero/AFP
Juan Pedro Franco no Hospital de Gastric Bypass em Guadalajara, no México - Foto: Héctor Guerrero/AFP

Juan Pedro Franco, do México, considerado o homem mais gordo do mundo, com 590 quilos, iniciará um tratamento para perder 10% de sua massa corporal e depois se submeter a duas cirurgias para recuperar a saúde.

continua após publicidade

"Conseguimos controlar seu diabetes tipo II, sua hipertensão melhorou, observei uma melhora em seu EPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica) e seu linfedema começou a se abrandar, que é o estágio prévio a que comece a desinchar, algo positivo", afirmou o cirurgião José Castañeda em entrevista coletiva. 

Há poucos dias, Franco foi transferido de sua casa em Aguascalientes, na região central do México, para o Hospital de Gastric Bypass de Guadalajara, onde Castañeda iniciou um tratamento de choque para estabilizá-lo e assim poder começar o tratamento prévio antes das cirurgias. 

continua após publicidade

Um diabetes descontrolado com picos de glicose insuportáveis, hipertensão e a doença pulmonar agravada por sua obesidade eram algumas das principais patologias a serem controladas. 

Hipotireoidismo e linfedema
O mexicano sofreu um severo hipotireoidismo nunca tratado e um linfedema causado pela obstrução de suas vias biliares por causa de seu descomunal excesso de peso. Juan Pedro não pode ser operado imediatamente. Antes, precisa perder cerca de 60 quilos para que o risco da primeira cirurgia diminua significativamente.

Com informações das agências internacionais