Cotidiano

Sistema ajuda a avaliar redações da Unespar

Da Redação ·
Provas serão aplicadas em outubro. - Foto: Assessoria
Provas serão aplicadas em outubro. - Foto: Assessoria

A maioria dos vestibulares, se não todos, exige a produção de uma redação. Na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) o item é obrigatório e equivale a 30% da pontuação total dos candidatos. O objetivo principal, segundo a Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV), é avaliar a capacidade de compreensão de textos e de produção escrita.

continua após publicidade

Em razão da importância da etapa, um sistema foi elaborado pela Coordenação da Avaliação de Redação e desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação que permite acompanhar o desempenho dos vestibulandos. O sistema foi implantado no processo seletivo para ingressantes deste ano, passou por melhorias e está em utilização pela segunda vez. A coordenadora da Comissão de Avaliação, professora Adriana Beloti, explica que além de registrar as notas o sistema garante maior controle e eficiência no processo. 

“Como as redações são analisadas igualmente por no mínimo dois avaliadores há um cálculo comparativo das notas e em caso de disparidades indica-se a necessidade de nova avaliação”, diz. 

continua após publicidade

O acesso é restrito para a coordenação geral e dos campi. Com os dados é possível identificar as dificuldades e também os pontos positivos dos candidatos a partir dos critérios estabelecidos que abrangem questões desde o conteúdo até a forma. Alguns dos aspectos, conforme indica o edital do vestibular, são o atendimento às condições de produção da proposta e uso da variedade padrão escrita da língua portuguesa.

Segundo a coordenadora, a expectativa é de que os dados fornecidos pelo sistema contribuam com projetos de pesquisas para compreender e refletir sobre o processo de produção textual dos vestibulandos. O resultado do vestibular será divulgado na terça-feira (20) no site www.vestibular.unespar.edu.br