Cotidiano

Menor jornal do mundo, ' 'Vossa Senhoria' continua a ser publicado no Brasil

Da Redação ·
O 'Vossa Senhoria' foi idealizado pelo jornalista Leônidas Schwindt, há 81 anos - Foto: João Alves/Divulgação
O 'Vossa Senhoria' foi idealizado pelo jornalista Leônidas Schwindt, há 81 anos - Foto: João Alves/Divulgação

O "Vossa Senhoria", um jornal que já foi reconhecido pelo "Guinness World Records", o livro dos recordes, como o menor do mundo e que teve sua publicação interrompida por diversos vezes desde o lançamento, há 81 anos, voltou a circular em 20 de agosto em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, e continua ganhando destaque na mídia. A publicação foi tema de ampla reportagem divulgada recentemente pela Rede Record, no Domingo Espetacular.

continua após publicidade

Com 3,5 centímetros e altura e 2,5 centímetros de largura, o "Vossa Senhoria" é uma publicação mensal atualmente e a tiragem é de mil exemplares, que deverão ser distribuídos em várias cidades mineiras e de São Paulo. Os editores esperam poder enviar cópias a antigos assinantes que moram em várias partes do Brasil e até no exterior. 

Fundado há 81 anos
O "Vossa Senhoria" foi fundado em 18 de agosto de 1935 em Goiás (GO). A ideia ganhou o papel pelas mãos do gráfico e jornalista mineiro de Uberlândia Leônidas Schwindt. O tamanho original era nove por seis centímetros, passando depois para dez por sete centímetros, sempre com conteúdo político crítico, o que chegou a lhe render censura do governo federal em 1955, quando o país esteve sob estado de sítio. 

continua após publicidade

Publicação semanal
Depois desse período, tornou-se uma publicação semanal. Ainda com a assinatura do fundador, o jornal foi editado também em Abaeté, Belo Horizonte, Pitangui e, por fim, Divinópolis. Os exemplares em miniatura circularam até 1956. Leônidas morreu em 1972. Após um hiato de três décadas, o "Vossa Senhoria" voltou a circular em 1985 em Divinópolis, editado pela jornalista Dolores Schwindt, filha de Leônidas. 

Redução de tamanho
Ao descobrir que havia jornais menores que esse em outros países, a nova editora reduziu sucessivamente seu tamanho até o formato de 3,5 X 2,5, o que lhe rendeu lugar no livro dos recordes como o menor jornal do mundo em 23 de março de 2000. Milton Nogueira, que assina a nova versão do jornal após comprar os direitos autorais da publicação da família de Leônidas, considera o "Vossa Senhoria" como patrimônio jornalístico do Brasil. 

Odisseia mantida
"Resolvi relançar o jornal para manter a empolgadíssima odisseia de Leônidas Schwindt, um jornalista combativo no interior do Brasil. Minha amizade de juventude com a filha Dolores me levou a colaborar com a edição pequena, já nos anos 80 e 90. Em 2010, a outra filha, Dulce, me pediu que mantivesse a publicação. Estou confiante de que Leida Reis, notável jornalista e escritora mineira, será também uma ótima editora do 'Vossa Senhoria'", detalhou Nogueira.

continua após publicidade

O início
No início, o impresso continha apenas quatro páginas. Com o crescimento do número de leitores, passou a circular por todo o território nacional. O periódico foi conhecido por não ceder à censura prévia na época do Estado de Sítio, sendo a circulação do jornal suspensa enquanto perdurasse o período.

Guinness Book
Em 1997 e 1998 o Vossa Senhoria foi destaque no Guinness Book, edição nacional, como menor jornal do Brasil. Em  23 de março de 2000, o periódico foi certificado oficialmente como o menor jornal do mundo. 

Acervo
O acervo do Centro de Memória do Livro da Biblioteca Municipal Ataliba Lago, em Divinópolis, inclui alguns exemplares do "Vossa Senhoria". A consulta a eles é gratuita e pode ser feita na sede da biblioteca, à Avenida 7 de Setembro, 1.160, no Centro. 

continua após publicidade

Menor jornal do mundo, ' 'Vossa Senhoria' continua a ser publicado no Brasil fonte: Reprodução

Conheça as edições do Vossa Senhoria disponíveis para consulta na Hemeroteca Digital.