MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Foto de espiral em constelação divulgada pela NASA gera intensos debates na net

A  agência espacial norte-americana (NASA) divulgou ontem (11) foto de uma estrela dupla da constelação de Pégaso feita pelo Hubble, cuja aparência incomum levou muitos internautas a inquirir se o objeto na imagem é uma galáxia ou uma nebulosa. A página d

Da Redação

·
Espiral à esquerda de estrela é alvo de muitos questionamentos - Foto: R. Sahai - JPL - NASA ESA HUBBLE
Icone Camera Foto por Reprodução
Espiral à esquerda de estrela é alvo de muitos questionamentos - Foto: R. Sahai - JPL - NASA ESA HUBBLE
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2016, 15:38:00 Editado em 12.12.2016, 17:09:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A  agência espacial norte-americana (NASA) divulgou ontem (11) foto de uma estrela dupla da constelação de Pégaso feita pelo Hubble, cuja aparência incomum levou muitos internautas a inquirir se o objeto na imagem é uma galáxia ou uma nebulosa

continua após publicidade

A página da NASA publica periodicamente fotos de diferentes galáxias, estrelas e aglomerados de estrelas que atraíram ou ainda atraem a atenção dos cientistas. Muitas dessas imagens caem no Facebook, Twitter e outras redes sociais e logo se tornam objeto de intensos debates na net.  

Descoberto pelo Hubble
O último caso em questão é o do sistema binário LL na constelação de Pégaso, distante três mil anos-luz da Terra. O sistema, conhecido ainda como AFGL 3068, foi descoberto pelo Hubble em 2010, e já naquela época as fotos dele geraram muitos debates entre pessoas comuns e cientistas.  

continua após publicidade

Conforme pesquisadores da NASA, estas estrelas estão dentro de uma nebulosa planetária recém-nascida, cuja forma regular e cachos em espiral fizeram muitas pessoas acreditar que elas viam não um par de estrelas em nossa galáxia, mas uma galáxia espiral distante de forma e de cor incomuns. 

Par de estrelas
Mas os cientistas explicam que o AFGL 3068 é um par de estrelas não muito semelhantes — um análogo envelhecido do Sol, transformado em um gigante vermelho, e um astro pequeno, com as reservas de combustível estelar ainda não esgotadas. 

estrela maior se tornou um gigante vermelho, inchou muito e começou ejetando enormes quantidades de matéria no espaço. Como resultado, as duas estrelas caíram dentro de uma espécie de "casulo" de gás e poeira quase opaco. 

continua após publicidade

Espirais visíveis
A segunda estrela, entretanto, não desapareceu e sua rotação em torno do vizinho agonizante "enrolou" suas descargas, transformando-as em estruturas espirais claramente visíveis nas fotos do Hubble. Já o motivo pelo qual a espiral brilha ainda não ficou bem claro para os cientistas da NASA.

Com informações do portal da NASA

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Foto de espiral em constelação divulgada pela NASA gera intensos debates na net"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!