MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Sonda Cassini chega aos anéis de Saturno e vai colidir com o planeta 

A sonda Cassini transmitiu nesta semana para a Terra as primeiras fotos de Saturno e seus anéis obtidas depois de ter voado através da atmosfera de Titã e da passagem para uma nova órbita pouco antes do primeiro mergulho através do anel do planeta gigante

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.12.2016, 10:18:00 Editado em 17.12.2016, 14:14:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A sonda Cassini transmitiu nesta semana para a Terra as primeiras fotos de Saturno e seus anéis obtidas depois de ter voado através da atmosfera de Titã e da passagem para uma nova órbita pouco antes do primeiro mergulho através do anel do planeta gigante, relatou o Laboratório do Movimento Reativo da NASA. 

continua após publicidade

"Estes dados e fotos são o princípio do fim – a última fase da nossa missão histórica de estudar Saturno. Estas imagens e fotos posteriores que recebemos da Cassini serão uma recordação de que a nossa sonda viveu uma vida muito corajosa e interessante orbitando e estudando o planeta mais maravilhoso do Sistema Solar", afirmou Carolyn Porco, membro da missão Cassini do Instituto de Estudos Espaciais em Boulder.

estação interplanetária Cassini, que funcionou no espaço por cerca de 20 anos, iniciou em novembro a última etapa da sua vida. A Cassini voou sobre o polo norte de Saturno tirando fotos do hexágono em camadas altas da sua atmosfera e depois atravessou os famosos anéis de Saturno. Ela já transmitiu essas imagens para Terra.

continua após publicidade
Sonda Cassini chega aos anéis de Saturno e vai colidir com o planeta 
Foto por Reprodução

20 vezes
O segundo voo através dos anéis de Saturno será realizado neste fim de semana. No domingo, a sonda mergulhará nos anéis menos densos do planeta gigante. No total, a Cassini passará por 20 vezes através dos anéis de Saturno e depois se aproximará de Titã e em seguida mudará sua trajetória para depois finalizar sua existência.

A missão
A missão Cassini-Huygens é um projeto conjunto de agências espaciais dos EUA, Europa e Itália para estudo de Saturno. A sonda Cassini foi lançada para o espaço em 1997 e em 1 de julho de 2004 atingiu a órbita de Saturno. O aparelho Huygens estudou a atmosfera de Titã. Depois da separação de Huygens da Cassini, a sonda continuou analisando o planeta.

continua após publicidade

20 anos de viagem 
Com a aproximação, a sonda Cassini fará uma ‘viagem sem volta’, rumo a sua extinção. Após 20 anos de viagem, sendo 12 anos orbitando o planeta Saturno, a NASA anunciou que os anéis do planeta servirão como o prelúdio para o “Grand Finale” da Cassini.

Mergulho da morte
Quando a nave espacial chegar perto da superfície do planeta, vai ‘mergulhar’ repetidamente através da abertura entre os topos de nuvem de Saturno e seus anéis internos, e por fim, a sonda irá realizar um mergulho da morte, previsto para 15 de setembro de 2017.

Com informações do portal da NASA

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Sonda Cassini chega aos anéis de Saturno e vai colidir com o planeta "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!