MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Substância isolada da Ayahuasca estimula nascimento de neurônios, afirmam cientistas brasileiros

Pesquisadores do Rio de Janeiro divulgaram recentemente que descobriram propriedades regenerativas da harmina, um componente específico da bebida alucinógena Ayahuasca, isolada em laboratório. Conforme os cientistas brasileiros, a substância ajuda na mult

Da Redação

·
Preparo da Ayahuasca antes de celebração religiosa - Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Preparo da Ayahuasca antes de celebração religiosa - Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.12.2016, 14:39:00 Editado em 09.12.2016, 15:03:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisadores do Rio de Janeiro divulgaram recentemente que descobriram propriedades regenerativas da harmina, um componente específico da bebida alucinógena Ayahuasca, isolada em laboratório. Conforme os cientistas brasileiros, a substância ajuda na multiplicação e desenvolvimento das células nervosas.

continua após publicidade

Ayahuasca é uma bebida sagrada e alucinógena utilizada há séculos em cerimônias religiosas por mais de 400 povos indígenas sul-americanos e, mais recentemente, também por seguidores urbanos da doutrina Santo Daime.

A bebida é foco de recorrentes pesquisas para maior compreensão dos seus efeitos. Já foi constatado, por exemplo, a partir de estudos realizado com animais, que a harmina, um dos seus principais componentes, depois de extraído e concentrado em laboratório, oferece potencial terapêutico contra a depressão e a ansiedade. 

continua após publicidade

Mais recentemente, novos estudos concluídos por pesquisadores do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) e Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB-UFRJ) sugerem que a harmina pode ter ainda mais alguns efeitos para a saúde humana, especialmente na regeneração das células nervosas. 

Para investigar a ação da harmina sobre células neurais humanas, os cientistas expuseram algumas células geradoras de neurônios humanos produzidas em laboratório à substância, obtida da Ayahuasca por meio de processos químicos. Após quatro dias em contato com as células, a  harmina aumentou a proliferação dessas células precursoras de neurônios humanos em mais de 70%.

Substância isolada da Ayahuasca estimula nascimento de neurônios, afirmam cientistas brasileiros
Foto por Reprodução
continua após publicidade

Inibição de uma proteína
Os pesquisadores do Idor e do ICB-UFRJ também foram capazes de identificar como as células neurais humanas respondem à harmina. O efeito depende da inibição de uma determinada proteína conhecida como DYRK1A.  “Sabíamos que o efeito de antidepressivos está associado ao estímulo da neurogênese em roedores. Resolvemos testar se harmina, presente em grandes quantidades na ayahuasca, faria o mesmo sobre células neurais humanas”, detalha Vanja Dakic, estudante de doutorado e uma das autoras do estudo. 

“Nossos dados demonstram que a harmina é capaz de gerar novas células neurais humanas, semelhantemente ao observado com medicamentos antidepressivos disponíveis no mercado mas cujos efeitos colaterais são muitas vezes indesejáveis”, sugere Stevens Rehen, cientista renomado e pesquisador do IDOR e ICB-UFRJ. 

Publicação
O trabalho acaba de ser publicado pela revista científica norte-americana PeerJ e foi realizado com o apoio financeiro das agências brasileiras de fomento Faperj, CNPq, Capes, Finep, BNDES e Fapesp.

Com informações do portal brasileiros.com.br

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Substância isolada da Ayahuasca estimula nascimento de neurônios, afirmam cientistas brasileiros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!