Cotidiano

Instituto de cães-guia apresenta os primeiros filhotes para treinamento

Da Redação ·
Labradores vão ser treinados para auxiliar deficientes visuais - Foto:  Foto: Divulgação/Instituto Magnus
Labradores vão ser treinados para auxiliar deficientes visuais - Foto: Foto: Divulgação/Instituto Magnus

A última semana marcou a chegada dos primeiros filhotes de labrador ao Instituto Magnus, cuja sede é construída na cidade de Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP). A ninhada é resultado de projeto lançado no último mês de outubro, dedicado exclusivamente ao treinamento de cães-guias

continua após publicidade

Cinco labradores (quatro machos e uma fêmea) foram entregues às famílias  voluntárias, selecionadas para fazer a socialização dos animais até que eles completem, aproximadamente, um ano de idade.   

Os filhotes são: Astor (macho, cor chocolate); Badusca (fêmea, amarela); Bento (macho, preto); Chicó e Charlie (machos, ambos amarelos). 

continua após publicidade

Instituto de cães-guia apresenta os primeiros filhotes para treinamento fonte: Reprodução

Voluntários para socializar cães
“A primeira grande missão do programa é engajar voluntários da região de Sorocaba para socializar os cães e apresentá-los às mais diversas situações do dia a dia, como lazer, viagens, transporte público e a convivência com crianças”, afirma George Harrison, especialista do Instituto Magnus.   

Ao final do período de adaptação, os cães serão devolvidos para o centro de treinamento, onde aprenderão os comandos para atuar junto à pessoa com deficiência visual. 

continua após publicidade

Exercer função de guia
A partir daí, eles passam a usar os acessórios para comunicação com o humano e, caso estejam aptos a exercer a função de guia, já começarão a adaptação junto aos seus futuros donos, com quem vão conviver por muito tempo. "Há casos de animais que exerceram esse papel até os 12 anos de idade", detalha Harrison.

Nova sede
Ele acrecenta que a nova sede Instituto Magnus, em Salto de Pirapora, vai disponibilizar uma estrutura completa tanto para preparação dos cães, quanto para a orientação às famílias.

Com informações do Instituto Magnus