MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Estudantes desenvolvem projeto e cadastram 700 doadores de medula óssea 

Mais de 700 voluntários dispostos a doar medula óssea. Esse é o resultado obtido pelos estudantes do 9° ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Alcides Munhoz, em Imbituva (Centro-Sul do Paraná), que há dois anos desenvolvem o projeto Doe vida! Doe

Da Redação

·
Projeto iniciado há dois anos buscas doadores em todo o Brasil. - Foto - Secretaria Estadual de Educação
Icone Camera Foto por Reprodução
Projeto iniciado há dois anos buscas doadores em todo o Brasil. - Foto - Secretaria Estadual de Educação
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.11.2016, 17:52:00 Editado em 27.11.2016, 20:01:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais de 700 voluntários dispostos a doar medula óssea. Esse é o resultado obtido pelos estudantes do 9° ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Alcides Munhoz, em Imbituva (Centro-Sul do Paraná), que há dois anos desenvolvem o projeto Doe vida! Doe Medula. 

continua após publicidade

Os dados obtidos pelos estudantes são cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que funciona como base para consultas de pacientes do Brasil e do mundo.

projeto surgiu por iniciativa dos estudantes, após uma consulta à lista de pacientes que esperam por doares compatíveis. O propósito era encontrar voluntários dispostos a doarem medula, ampliar o número de cadastro de doares e contribuir com a comunidade.

continua após publicidade

“Muitas pessoas estão esperando por doadores, por isso resolvemos fazer algo para ajudar. Nossa missão é encontrar voluntários para ajudar outras pessoas que elas nem conhecem e aumentar o número de doadores no Paraná e no Brasil”, explicou a estudante Pamela de Paula, 14 anos. 

Outro fator que motivou os estudantes foi uma campanha feita no município para encontrar doadores de medula compatível para um aluno de outra escola da comunidade.

“É uma sensação muito boa saber que posso ajudar e que outras pessoas sabem podem contar comigo”, disse a aluna Luiza Gaspar Ienke, 14 anos. “Sempre tive vontade de ajudar e fazer a diferença na sociedade de alguma maneira”, contou.

continua após publicidade

Desafio
São 26 alunos envolvidos diretamente, mas todos os 1.200 estudantes do colégio acabam participando, já que cada estudante é desafiado pelos colegas do projeto a levar para casa uma ficha (com nome do voluntário, data e horários disponíveis para os exames), com a missão de encontrar voluntários.

Os estudantes recebem apoio de professores de outras disciplinas, que também contribuíram com as pesquisas. Em seguida vão de sala em sala, ao comércio e aos eventos do município para explicar como funciona o transplante, o processo de doação e também para tirar outras dúvidas relacionadas ao tema

“Depois dessa campanha explicativa com a comunidade as fichas de voluntários começaram a aumentar”, disse a professora de língua portuguesa Glauciane Opata de Camargo, que coordena o projeto.

continua após publicidade

Essa é a primeira vez que o estudante Pedro Gabriel Gaspar, 14 anos, participa de um projeto voluntário. Segundo ele, a vocação surgiu da vontade de contribuir de alguma maneira com a comunidade. “O projeto proporcionou essa oportunidade de ajudar”, contou Pedro.

Com informações da Agência Estadual de Notícias 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Estudantes desenvolvem projeto e cadastram 700 doadores de medula óssea "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!