Cotidiano

Sistema avançado para caçar drones vai reforçar exército da Rússia

Da Redação ·
Foto: Sputinik/Imagem ilustrativa
Foto: Sputinik/Imagem ilustrativa

A empresa Zavod Elektromash, da cidade russa de Nizhny Novgorod criou um original sistema robótico capaz de detectar veículos aéreos não tripulados, como drones de reconhecimento e ataque. O anúncio foi feito pelo porta-voz da empresa, Valery Pyatkin à agência de notícias Sputnik

continua após publicidade

O radar óptico móvel entrará em serviço das Forças Armadas russas após minuciosos trabalhos de desenvolvimento que continuarão até meados de 2017, acrescenta Pyatkin. 

"O sistema de 20 quilos inclui uma antena receptora e um complexo software-hardware para processar e exibir dados. O sistema pode ser completado com eletrônica opcional para fins de reconhecimento", detalha o especialista.

continua após publicidade

Sistema avançado para caçar drones vai reforçar exército da Rússia fonte: Reprodução

De acordo com ele, o sistema operado por controle remoto pode ser colocado num chassi de pequeno caminhão, jipe ou minivan. O raio de detecção alcança mais de 20 quilômetros, enquanto a precisão do radar equivale a cerca de 10 metros

Imperceptível
Pyatkin frisa que "a ausência de radiação ativa não permite ao inimigo detectá-lo e destruí-lo com meios antirradares". Segundo o especialista, o sistema detecta drones de ataque e de reconhecimento do inimigo, sendo também capaz de detectar com eficácia vários tipos de drones stealth sofisticados. 

As informações são da agência de notícias Sputinik