Cotidiano

Agência espacial europeia explica causas da explosão de sonda em Marte

Da Redação ·
Sonda na órbita de Marte - Foto: ESA
Sonda na órbita de Marte - Foto: ESA

A Agência Espacial Europeia (ESA) confirmou em comunicado divulgado na quarta-feira (23) que chegou a uma conclusão sobre as causas da explosão durante o pouso da sonda Schiaparelli EDM em Marte no mês de outubro. Um erro da unidade de mediação inercial (IMU) pode ter provocado o acidente.

continua após publicidade

 "Ao dar entrada no sistema de navegação, a informação equivocada projetou uma altitude estimada negativa ou seja, abaixo do nível do solo.  Isto, por sua vez, desencadeou uma liberação prematura do paraquedas, o disparo dos propulsores de frenagem e, finalmente, a ativação dos sistemas terrestres, como se a Schiaparelli já tivesse pousado, mas  na realidade a sonda ainda estava à altitude de 3,7 quilômetros do solo marciano", detalha o comunicado da ESA. 

Agência espacial europeia explica causas da explosão de sonda em Marte fonte: Reprodução
continua após publicidade

Explosão
Imagens divulgadas pela NASA em 21 de outubro mostraram que a sonda EDM da missão do programa ExoMars 2016 havia entrado em colapso e explodido durante o pouso em Marte

Existência de metano
O objetivo principal do programa ExoMars 2016, realizado em parceria entre a ESA e agência espacial russa Roscosmos, é confirmar a existência de metano na atmosfera do Planeta Vermelho e assim ampliar a expectativa sobre a possibilidade de vida em Marte.

Agência espacial europeia explica causas da explosão de sonda em Marte fonte: Reprodução
continua após publicidade

Compreensão da atmosfera
Dados científicos dos instrumentos a bordo Schiaparelli durante a entrada em Marte, além de dados de rastreamento do ExoMars Trace Gas Orbiter, Mars Express e Índia Giant Meter (Rádio Telescópio da Índia) foram passados para as equipes de cientistas. Estes dados contribuirão para a compreensão do Planeta Vermelho e, especialmente, da sua atmosfera.

Com informações da Agência Espacial Europeia (ESA)