MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Agência espacial europeia explica causas da explosão de sonda em Marte

A Agência Espacial Europeia (ESA) confirmou em comunicado divulgado na quarta-feira (23) que chegou a uma conclusão sobre as causas da explosão durante o pouso da sonda Schiaparelli EDM em Marte no mês de outubro. Um erro da unidade de mediação inercial (

Da Redação

·
Sonda na órbita de Marte - Foto: ESA
Icone Camera Foto por Reprodução
Sonda na órbita de Marte - Foto: ESA
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.11.2016, 10:09:00 Editado em 24.11.2016, 16:06:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Espacial Europeia (ESA) confirmou em comunicado divulgado na quarta-feira (23) que chegou a uma conclusão sobre as causas da explosão durante o pouso da sonda Schiaparelli EDM em Marte no mês de outubro. Um erro da unidade de mediação inercial (IMU) pode ter provocado o acidente.

continua após publicidade

 "Ao dar entrada no sistema de navegação, a informação equivocada projetou uma altitude estimada negativa ou seja, abaixo do nível do solo.  Isto, por sua vez, desencadeou uma liberação prematura do paraquedas, o disparo dos propulsores de frenagem e, finalmente, a ativação dos sistemas terrestres, como se a Schiaparelli já tivesse pousado, mas  na realidade a sonda ainda estava à altitude de 3,7 quilômetros do solo marciano", detalha o comunicado da ESA. 

Agência espacial europeia explica causas da explosão de sonda em Marte
Foto por Reprodução
continua após publicidade

Explosão
Imagens divulgadas pela NASA em 21 de outubro mostraram que a sonda EDM da missão do programa ExoMars 2016 havia entrado em colapso e explodido durante o pouso em Marte

Existência de metano
O objetivo principal do programa ExoMars 2016, realizado em parceria entre a ESA e agência espacial russa Roscosmos, é confirmar a existência de metano na atmosfera do Planeta Vermelho e assim ampliar a expectativa sobre a possibilidade de vida em Marte.

Agência espacial europeia explica causas da explosão de sonda em Marte
Foto por Reprodução
continua após publicidade

Compreensão da atmosfera
Dados científicos dos instrumentos a bordo Schiaparelli durante a entrada em Marte, além de dados de rastreamento do ExoMars Trace Gas Orbiter, Mars Express e Índia Giant Meter (Rádio Telescópio da Índia) foram passados para as equipes de cientistas. Estes dados contribuirão para a compreensão do Planeta Vermelho e, especialmente, da sua atmosfera.

Com informações da Agência Espacial Europeia (ESA)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Agência espacial europeia explica causas da explosão de sonda em Marte "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!