Cotidiano

Médico implanta orelha no braço de chinês após acidente 

Da Redação ·
  Cirurgião implanta nova orelha no braço de chinês que perdeu o órgão em acidente - CHINA DAILY
Cirurgião implanta nova orelha no braço de chinês que perdeu o órgão em acidente - CHINA DAILY

Um cirurgião plástico chinês conseguiu cultivar uma orelha artificial no braço de um homem, através método pioneiro. Conforme o portal China Daily, o paciente, de sobrenome Ji, perdeu a orelha direita em um acidente de carro violento. Foi então que o médico Guo Shuzhong, de um hospital de Xian, província de Shaanxi, usou a cartilagem da costela de Ji para "desenvolver" uma nova orelha e transplantá-la à cabeça do homem após alguns meses.  O paciente passou por cirurgias de restauração do rosto e bochechas. 

continua após publicidade

Mas em decorrência do acidente, ele sofreu ferimentos graves que levaram a perda definitiva da orelha direita. Percebendo que era impossível restaurar a orelha através de procedimentos médicos convencionais, Ji procurou o médico Guo Shuzhong, renomado cirurgião plástico que realizou a primeira operação de transplante de rosto na China em 2006.  

Médico implanta orelha no braço de chinês após acidente  fonte: Reprodução
continua após publicidade

O primeiro procedimento do cirurgião Guo e a sua equipa foi incorporar camadas de pele sob o antebraço direito do paciente. No segunda etapa, retiraram cartilagem das costelas do paciente para formação de uma nova orelha antes de implantar o órgão artificial no seu antebraço.   

Terceiro passo
O terceiro passo ainda não foi realizado. Os médicos vão transplantar a orelha completamente desenvolvida do braço de Ji para a sua cabeça, utilizando técnicas de anastomose vascular que consiste em unir vários elementos anatômicos no mesmo organismo.  

Conforme o cirurgião Guo, a parte mais difícil deste procedimento é o segundo passo – que já foi realizado com sucesso. O transplante deverá ser realizado em três ou quatro meses, quando o órgão artificial estiver completamente desenvolvido.