MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Pesquisa aponta porque aves marinhas ingerem plástico

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis (EUA) demonstrou recentemente o motivo pelo qual muitas aves marinhas ingerem plástico como se fosse alimento. Após menos de um mês flutuando em águas marinhas, os plásticos mais comuns co

Da Redação

·
Albatroz morto nas ilhas Midway CHRIS JORDAN/SMITHSONIAN INSTITUTION
Icone Camera Foto por Reprodução
Albatroz morto nas ilhas Midway CHRIS JORDAN/SMITHSONIAN INSTITUTION
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.11.2016, 16:06:00 Editado em 17.11.2016, 16:42:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis (EUA) demonstrou recentemente o motivo pelo qual muitas aves marinhas ingerem plástico como se fosse alimento. Após menos de um mês flutuando em águas marinhas, os plásticos mais comuns começam a emitir dimetilsulfureto. Também detectou que esse composto está diretamente relacionado à ingestão de plástico por parte das aves marinhas. Estudo sobre o tema publicado na revista Science Advances mostra que as espécies analisadas são cinco vezes mais propensas a engolir plástico do que outras que não conseguem cheirar o DMS. 

continua após publicidade

A pesquisa sobre por que os animais comem esses resíduos oferece uma resposta um pouco mais complexa, pois demonstra que os plásticos cheiram exatamente como a comida de que se alimentam as aves marinhas. O estudo se concentrou no grupo das procelariformes, que inclui albatrozes, petréis e pardelas. Essas espécies têm um olfato afiado para que o dimetilsulfureto (DMS), um composto bioquímico que segrega o fitoplâncton em decomposição e que lhes indica o ponto em que há alimento. 

O composto é um dos principais responsáveis pelo cheiro de mar e tem um papel chave no clima. Mais de 200 espécies de mamíferos, peixes, aves e tartarugas ingerem esses resíduos que obstruem o trato digestivo dos animais e são tóxicos em alguns casos. Por exemplo, um estudo publicado este ano afirmava que os microplásticos estão intoxicando alguns peixes do Báltico e poderiam explicar o declínio de algumas espécies de interesse pesqueiro. No ritmo atual de contaminação dos mares, 99% das aves marinhas terão ingerido plástico em 2050, destaca o novo estudo. 

continua após publicidade

Albatrozes das ilhas Midway 
Um dos casos mais marcantes desse tipo de situação é o dos albatrozes das ilhas Midway, no Pacífico, que engolem os plásticos acidentalmente ao mergulhar na água para capturar suas presas. “A situação é especialmente crítica nessas aves, porque os filhotes são incapazes de regurgitar a comida dada por seus pais e acabam morrendo com o estômago cheio de plástico”, detalha Jacob Gonzáles-Solís, pesquisador da Universidade de Barcelona. O fotógrafo Chris Jordan documentou o problema com fotografias impressionantes de corpos de filhotes com o estômago cheio plástico.

8 milhões de toneladas por ano
Anualmente, os seres humanos jogam ao mar oito milhões de toneladas de plástico. A maioria chega ao mar vinda da Terra, em parte pela falta de reciclagem.

Com informações do El Pais

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pesquisa aponta porque aves marinhas ingerem plástico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!