Cotidiano

Fim das ocupações nas escolas estaduais do Paraná é confirmado por movimento

Da Redação ·
Estudantes antes da desocupação do colégio no Paraná - Foto: Ana Zimmerman/ RPC Curitiba
Estudantes antes da desocupação do colégio no Paraná - Foto: Ana Zimmerman/ RPC Curitiba

O movimento Ocupa Paraná confirmou no final da manhã desta quarta-feira (9) o fim das ocupações nas escolas estaduais após 36 dias de mobilização. No Colégio Estadual em Curitiba, o maior do Estado (com 5 mil alunos), houve aulas normalmente hoje. Conforme os manifestantes, as escolas que ainda permanecem ocupadas não são ligadas ao movimento. 

continua após publicidade

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) relata que ainda há 19 colégios ocupados, sendo três em Curitiba. Segundo a Seed, 811 escolas já foram desocupadas desde o começo do movimento, no dia 3 de outubro, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. No auge dos protestos, o Ocupa Paraná chegou a registrar 831 escolas tomadas.  

Câmaras de Vereadores
Em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, e ainda em Cascavel, no Oeste do Paraná, as Câmaras de Vereadores foram ocupadas pelos estudantes terça-feira (9). 

continua após publicidade

Em Londrina, a Câmara de Vereadores foi desocupada ontem (8) pelos estudantes, que estavam no local desde a última sexta-feira (4), para protestar contra reformas no Ensino Médio.

O movimento Ocupa Paraná não reconhece essas ocupações, que também seriam ligadas a outros protestos. A página do movimento na internet está desatualizada.