Cotidiano

Cientistas russos desvendam mistério do objeto voador sobre o lago Baikal

Da Redação ·
Foto: Vamos Pensar
Foto: Vamos Pensar

Após análise de vídeo recente que mostra o deslocamento de um corpo celeste com luz esverdeada na região do lago Baikal (sul da Sibéria, na Rússia), cientistas chegaram à conclusão que se tratava de um meteorito com massa de 50-80 kg, que se desintegrou completamente na atmosfera.

continua após publicidade

A informação foi repassada à agência russa RIA Novost pelo diretor do Observatório Astronômico da Universidade de Irkutsk, Sergei Yazev. O vídeo foi estudado por Yazev, em conjunto com o especialista em meteoritos Viktor Grokhovsky de Ekaterinburgo, e a cientista Maria Gritsevich.

Cientistas russos desvendam mistério do objeto voador sobre o lago Baikal fonte: Reprodução
continua após publicidade

Os cientistas chegaram à conclusão que, antes de entrar na atmosfera, o meteorito tinha um peso de 50-80 kg e caia à velocidade de 20 km por segundo sob o ângulo de 20 graus da superfície da Terra.

Luz verde
O vídeo, que foi fornecido pela Empresa Petrolífera de Irkutsk, mostra que a iluminação verde do meteorito desaparece na altitude de 37 km. Cientistas constaram que o corpo celeste se queimou na atmosfera sobre o parque nacional do lago Baikal, sem atingir a superfície.

As informações sobre um corpo celeste luminoso foram postadas nas redes sociais nos últimos dias de outubro e ganharam destaque. Internautas sugeriram diversas hipóteses para a luz verde que cruzou os céus– desde a queda de uma peça de lixo espacial até pedaços de um míssil balístico.

Com informações da agência de notícias Sputinik